Hoje, 15 de outubro, é dia dos professores. E não são poucos os atores e atrizes que viveram personagens com esta profissão. Desde 1976, com Ary Fontoura no papel de Aristóbulo na primeira versão de "Saramandaia " a Manuela do Monte, que interpreta a professora Carol em "Chiquititas", em 2013, estes profissionais estão sempre presentes, seja na TV ou no cinema.
"Malhação" é um dos folhetins que mais trazem professores em seu elenco. Um dos mais famosos é o personagem de Charles Pavarenti, Afrânio, que lecionou química entre 2001 e 2007. Outro é Pasqualete, vivido por Nuno Leal Maia, que também foi diretor do Colégio Múltipla Escolha de 1999 a 2007.
"Mulheres Apaixonadas", de 2003, contou com duas professoras no elenco: Raquel (Helena Ranaldi) e Santana Gurgel (Vera Holtz). A primeira era de natação e sofreu durante a trama com o violento marido Marcos (Dan Stulbach). Foi em seu aluno Fred (Pedro Furtado) que ela encontrou a saída do drama em que vivia e por quem acaba de apaixonando. Mas Marcos atrai o jovem para uma emboscada, e os dois morrem em um acidente de carro. Raquel termina a novela grávida do estudante. Já Santana é professora de religião e geografia que tem o vício do alcoolismo. Durante a trama, ela chega a ser afastada do trabalho por não conseguir controlar a dependência.
Um dos mais famosos professores da TV foi Raimundo, personagem de Chico Anysio em sua escolinha. A primeira fase do humorístico começou em 1990 e a última, em 2001. O ator morreu em 23 de março de 2012.
No cinema, Paolla Oliveira, hoje no ar em "Amor à Vida", viveu "Uma Professora Muito Maluquinha" no clássico de Ziraldo, lançado em 2011. Foi no longa que ela conheceu o atual namorado, Joaquim Lopes, que viveu o padre Beto. Outro famoso mestre das telonas foi o Professor Aloprado, interpretado por Eddie Murphy, em 1996.
Confira outros atores que viveram professores famosos na televisão e no cinema!