
As polêmicas que cercam o filme "Emilia Pérez", indicado em 13 categorias do Oscar 2025, não param de aparecer. Durante a cerimônia, que acontece na noite deste domingo (2), o apresentador Conan O'Brien fez até uma piada sobre a protagonista Karla Sofía Gascón.
"'Anora' usa a palavra 'f' 427 vezes [referência ao palavrão f**da-s**]. É dez vezes a menos que a assessora de relações públicas de Karla Sofía Gascón usou", disse ele, antes de dar boas-vindas à atriz, que estava na plateia, em referência às postagens polêmicas que ela havia feito no passado —ela até apagou as redes sociais depois disso. "E se for tuitar sobre o Oscar depois, meu nome é Jimmy Kimmel", acrescentou ele.
Toda a polêmica envolvendo a atriz espanhola começou quando ela acusou a equipe de Fernanda Torres de tentar prejudicá-la. Em resposta, os brasileiros desenterraram postagens antigas que ela fez, carregadas de preconceito, e tudo isso acabou tomando grandes proporções, até que a Netflix, produtora de "Emilia Pérez", decidiu esconder Karla durante a campanha para o Oscar.

A má reputação da atriz espanhola foi tanta, que ela sequer passou pelo Tapete Vermelho do Oscar 2025, indo diretamente para o local da cerimônia, sem tirar fotos ou dar entrevistas.
O filme "Emilia Pérez" é o principal concorrente de "Ainda Estou Aqui", protagonizado por Fernanda Torres, na categoria Melhor Filme Internacional, assim como Gascón também concorre com a brasileira na categoria Melhor Atriz. O longa francês derrotou o filme de Walter Salles no Globo de Ouro.