A noite desta quarta-feira (20) começou com um desafio para três participantes do "Ilha Record". No terceiro episódio, os confinados precisavam iniciar o ciclo de votação. Depois de tentar unir votos contra Kaik por se sentir traído, Caíque Aguiar, Comandante da Ametista, ganhou o poder de enviar dois colegas para o Desafio da Sobrevivência, sem pensar duas vezes o modelo indicou Kaik e Kaio.
"A gente correu junto, antes de começar todas as atividades falamos: estamos juntos. Mas eu fiquei chateado, me senti apunhalado ainda mais porque tinha opções da equipe Esmeralda. Dei também o primeiro pedaço de mapa para ele e por conta disso indico o Kaik", justificou Caíque Aguiar. "Em nenhum momento eu me senti a prioridade dele", rebateu Kaik. "Como não se eu entreguei um mapa para você", interrompeu o personal. "Tudo bem, mas eu acho também que pelo o que eu mereci, pelo o que você falou eu fui um dos melhores da prova, e na hora que você poderia ter me dado mais uma vida [na atividade] não aconteceu", completou Kaik.
Na sequência, Mariana Rios começou a votação da seguinte maneira: o time vencedor da primeira prova (Ametista) tem o direito de votar em quem quiser, enquanto os perdedores (Esmeralda) precisavam votar entre si. Conforme adiantou Vitória em conversa com Whendy e Kaio, Solange Gomes foi a mais votada e terá que participar do desafio.
Após Mariana Rios anunciar que Solange foi a exploradora mais votada, a modelo disparou: "Já é de praxe". "Já esperava", quis saber Mariana. "Acho que sim, talvez pela minha experiência em reality e por ser uma pessoa muito transparente".
Na cabine do desabafo, Solange, que enfrentou várias roças durante sua participação em "A Fazenda", que tem nova temporada marcada para setembro, confessou que não estava surpresa com os votos e disse: "Ser a mais votada não é a coisa mais gostosa do mundo".
Quem vencer o desafio volta como Comandante e quem perder irá para o temido Exílio.