Galvão Bueno encerrou oficialmente sua carreira de narrador neste domingo (18), após a final da Copa do Mundo do Catar, que teve a Argentina como grande campeã. Muito emocionado, o comentarista recebeu várias homenagens de seus companheiros de trabalho e também de populares, em vídeos exibidos pela TV Globo após a transmissão da partida.
"Meu maior agradecimento vai para vocês, brasileiros. Só estou hoje aqui emocionado porque acho que alguma coisa boa eu fiz, senão aqui não estaria", disse Galvão, ao vivo na TV, com lágrimas nos olhos.
Em sua rede social, logo após a transmissão, o narrador, cotado para comentar um programa inédito na TV Globo, se desculpou pelo fato de sua voz ter falhado durante um dos gols da França: "Bem, amigos, hoje é um dia de muita emoção pra mim!! Já chorei muito!! Estava tão emocionado que fiquei devendo um grito de gol pra França!!", comentou.
No Twitter, a despedida de Galvão Bueno como comentarista dividiu opiniões. Enquanto alguns parabenizaram o comentarista por sua trajetória de sucesso na TV Globo, outros comemoraram a decisão de parar de narrar os jogos. "Que fim do Galvão Bueno. Brasil se livrou de um de seus fardos", escreveu um internauta. "Nunca gostei do Galvão Bueno,então pra mim, é super indiferente. Graças a Deus ninguém vai escutar os berros dele mais. Glória a Deus!", concordou mais um.
Alguns citaram o fato do último jogo do narrador ser justamente uma final de Copa do Mundo com vitória da Argentina. "Por ironia do destino, terminou narrando um título da Argentina. Logo ele, que ajudou a fomentar a rivalidade aqui no Brasil", disse um seguidor. Mas que, em seguida, elogiou o profissional: "Pra mim, o final perfeito na Globo: o melhor narrador de todos os tempos narrou a melhor final de todos os tempos".
Muitos, entretanto, ironizaram: "Galvão Bueno é um dos responsáveis pela birra irracional que nutrimos contra a Argentina", disse um. "Galvão Bueno sempre dizia 'Ganhar é bom, ganhar da Argentina é muito melhor'. E o que o destino reservou pra ele na sua última partida de Copa do Mundo? Argentina campeã", comentou outro.
Também através de seu Twitter, logo após a partida que encerrou a Copa do Mundo 2022, Galvão Bueno agradeceu as homenagens recebidas e exaltou o jogo entre França e Argentina, que teve Lionel Messi eleito o melhor jogador da competição.
"O melhor jogo da Copa tinha sido França x Inglaterra!! Agora, foi essa final!! Argentina crescendo e merecia esse título!! Eram 4 vitórias seguidas da Europa!! Até 2002 a América do Sul estava na frente!! 9 a 8!! Aí seria o quinto título seguido, mas a Argentina mereceu!!", destacou Galvão, que criticou a postura do técnico Tite após a derrota do Brasil.
"Para quem passou a vida inteira brincando com a Argentina, que ganhar é bom, ganhar da Argentina é muito melhor, hoje eu tenho que dizer: narrar uma final é bom!! Narrar um título da Argentina, fora o Brasil, é ainda melhor!!", amenizou o comentarista, deixando a rivalidade de lado.