Biografia
- Nascimento : 21 de julho de 1950
- Idade : 74 anos
- Signo : Câncer
- País : Brasil
Carlos Eduardo dos Santos Galvão Bueno, conhecido publicamente como Galvão Bueno, nasceu no dia 21 de julho de 1950, no bairro da Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro. Filho de Mildred dos Santos - atriz de sucesso no rádio, teatro e TV nas décadas de 40 e 50 - e o do redator Aldo Viana Galvão Bueno, de quem Mildred se separou antes do nascimento do bebê, Galvão se tornou uma das vozes mais conhecidas do país.
Seus primeiros anos de vida foram no Rio de Janeiro, mas com 6 anos se mudou para São Paulo quando a mãe se casou com Celso Garcia, empresário do ramo de tecidos, a quem ele chama de pai. Ainda na infância ele demonstrava o interesse por esportes e costumava ouvir rádio e comprava revistas sobre o tema, além de assistir aos jogos de futebol nos estádios sempre que possível.
Com 8 anos de idade, um dos passatempos prediletos de Galvão era sentar com o tio Brasil, 11 anos mais velho, para narrar e comentar jogos de futebol. Bom aluno, principalmente nas aulas de português, Galvão se submeteu a um teste vocacional que destacou o seu dom para a oratória.
Em São Paulo, Galvão chegou a investir na carreira de atleta em diversos esportes. Dos 10 aos 14 anos fez equitação no Clube Hípico de Santo Amaro; jogou vôlei, futebol e handebol, praticou natação e pilotou karts, além de mostrar talento no basquete. Aos 11 anos, começou a jogar no Colégio Rio Branco, de São Paulo.
Mudou-se com a família para Brasília aos 15 anos. Conhecido pelo apelido de 'Paulista' na época, o armador chegou à seleção juvenil do Distrito Federal. Foi também em Brasília que conheceu a jogadora de vôlei Lúcia Ferro Costa, com quem se casou em 1972. Com ela teve três filhos: a primogênita, Letícia Ferro Costa Galvão Bueno, e os automobilistas brasileiros Carlos Eduardo Santos Galvão Bueno Filho (Cacá Bueno) e Paulo Eduardo Ferro Costa Galvão Bueno (Popó Bueno). A ex-mulher do narrador faleceu em 2010.
Com o dinheiro que ganhava com o basquete, conseguiu pagar a faculdade. Também trabalhava como gerente de vendas em uma empresa de embalagens plásticas, de onde saiu para montar uma firma com a mesma atividade. Começou sua carreira profissional na área esportiva por acaso. Fã do programa esportivo da Rádio Gazeta, o "Disparada no Esporte", ele participou de um concurso no início de 1974 e foi contratado para ser um narrador onde teria que falar sobre variados esportes. Isso só foi possível porque o seu sócio o inscreveu.
Foi na Globo que construiu sua carreira, onde se aperfeiçoou e criou um estilo próprio. Galvão iniciou em 1974, na Rádio Gazeta e em seguida foi para a TV Gazeta, onde ficou até 1977. Chegou a trabalhar por dois meses na TV Record e mais quatro anos na TV Bandeirantes. Em 1981, finalmente, foi para a TV Globo e não saiu mais.
O locutor também é conhecido por seus bordões: desde o "vai que é sua, Taffarel", ao cantado "Ronaldinhooo", "bem, amigos!".
No ano 2000, Galvão começou a namorar a empresária paranaense Desirée Soares, com quem se casou e teve um filho, Luca. Desde 2008 o casal mora com o filho no Principado de Mônaco e decidiu voltar a morar no Brasil, em Londrina, cidade de Desirée, em 2014.