Um incêndio de mais de três horas destruiu a Casa Warner, exposição interativa montada no estacionamento do shopping Nova América, em Del Castilho, Zona Norte do Rio de Janeiro. O foto começou na madrugada desta terça-feira (9) e havia sido aberta em 14 de junho para se encerrar no mês que vem. Ao contrário do fogo que atingiu uma pousada em Porto Alegre não houve mortos e tampouco feridos.
Assim como ocorreu no incêndio no Museu Nacional em setembro de 2018, também no Rio, as perdas materiais e, nesse caso, para a memória do cinema foram muitas. Entre os diversos itens da exposição estavam objetos de cena e figurinos de filmes e séries da companhia americana, incluindo a boneca original do filme "Annabelle".
Uma reprodução da van do filme "Scooby-Doo" se perdeu, assim como uma réplica do batmóvel. Imagens aéreas captadas por emissoras de TV mostram os veículos no meio da fuligem. Outro item destruído foi o sofá que remetia à icônica série "Friends", estrelada por nomes como o americano Matthew Perry, encontrado morto em sua casa em outubro de 2023.
A Casa Warner levava os fãs ao mundo de Harry Potter, do universo dos heróis da DC, e ao encontro dos personagens da Turma do Pernalonga. A equipe do Corpo de Bombeiros da capital fluminense foi acionada por volta das 3h e o fogo só seria controlado às 5h. Por volta das 13h30, as causas do incêndio ainda eram desconhecidas.
O fogo não chegou a nenhuma parte do shopping, situado às margens da Linha Amarela. Por isso, o centro comercial está funcionando normalmente. "A administração está colaborando na apuração dos fatos e dando todo suporte necessário à operação", diz nota enviada à imprensa.
Há quase um ano, em 29 de julho de 2023, Maisa Silva passou por um grande susto com incêndio no apartamento onde estava hospedada em Recife. Na ocasião, dois jovens precisaram ser encaminhados para um hospital. Meses antes, em novembro de 2022, o fogo afetou um dos cenários da novela "Todas as Flores", nos Estúdios Globo.
No mesmo mês, mas de 2017, um galpão da novela "Deus Salve o Rei" também foi atingido pelo fogo. O caso mais grave ocorreu em janeiro de 2001 com um incêndio no cenário do programa "Xuxa Park", no Projac, deixando 26 feridos, contudo sem vítimas fatais.