As sobrancelhas não tiveram muito destaque na semana de moda, mas isso não significa que elas não foram observadas. Pelo contrário: as "fluffy brows", que são sobrancelhas mais cheias e com uma pegada mais natural" podem ser conseguidas com a técnica da dermopigmentação. Deixando elas mais preenchidas e com esse ar wild mostrado nas passarelas.
A técnica de dermopigmentação é um procedimento que demora em torno de 1h30 para ser feito. Segundo Lu Rodrigues, expert em dermopigmentação e linergismo (estudo das linhas faciais), a técnica é parecida com a dermopigmentação já existente, mas nesse caso ela usa os próprios fios da sobrancelha para alongá-los e deixar a aparência ainda mais natural. Um efeito de volume com ar de 'nasci assim', explica a dona do Instituto Lu Makeup, centro especializado em pigmentação em São Paulo.
O procedimento dura cerca de oito meses e dá para dosar a quantidade de fios dependendo do resultado que se quer alcançar. Tudo depende também da pele da pessoa. Em pele oleosa a durabilidade muda.
As top models Laís Ribeiro e Jasmine Tookes são adeptas dessa técnica de alongamento dos fios. Laís, que desfilou pela Portela e usou maquiagem em tons vibrantes na Sapucaí, gosta desse efeito natural das sobrancelhas.
Baseada no linergismo, a técnica garante a harmonia do rosto da pessoa e traz o volume tão desejado para as sobrancelhas. Os traços devem ser harmonizados para que a mudança seja positiva e não desproporcional.
Não é porque as sobrancelhas ganharam esse ar mais selvagem que não é para dar atenção à elas. Um produto incolor para pentear os pelos e deixá-los no lugar ótimo para isso. Tem vários no mercado e não custa caro. Outra coisa bacana também é usar uma sombra iluminadora abaixo da linha das sobrancelhas, assim destaca o efeito e traz luminosidade para a região, realçando o olhar.
Como já vimos nas 5 dicas de maquiagem para pele negra, a dermo pigmentação em sobrancelhas de pessoas que possuem a pele retinta não tende a ficar acinzentada. "Devido a maior concentração de melanina, os pigmentos usados nesta sobrancelha devem ser escolhidos com cautela", segundo a especialista Raphaella Bahia, da FR Microcenter. A dica, segundo ela, é mistura os tons castanho escuro e castanho escuro intenso para dar equilíbrio ao olhar, como faz com a cantora Iza .
(Por Bianca Lobianco)