A trajetória de José Alfredo (Alexandre Nero) não cairá no esquecimento após ele ser assassinado por Fabrício Melgaço. Pelo menos no que depender de Téo Pereira (Paulo Betti), que lançará a polêmica biografia do Comendador intitulada "O Inesquecível Homem de Preto" em um evento que vai reunir todo o elenco numa livraria, como divulgou a coluna "Telinha", do jornal "Extra".
João Lucas (Daniel Rocha), que assumirá o lugar do pai na Império das Joias, vai marcar presença no lançamento do livro e receberá um exemplar da obra das mãos de Téo, feliz por ser um jornalista prestigiado. Na publicação de João Lucas, o blogueiro escreve a dedicatória: "Que o filho seja tal como o pai... Inesquecível mesmo!". Érika (Letícia Birkheuer), grávida de Robertão (Rômulo Neto), também vai marcar presença no evento, é claro.
Zé será cremado e terá suas cinzas lançadas no Monte Roraima pelas mulheres da sua vida: Maria Marta (Lilia Cabral), Maria Isis (Marina Ruy Barbosa), Maria Clara (Andreia Horta) e Cristina (Leandra Leal).
Veja outros finais felizes de 'Império'
Além do prestígio alcançado por Téo Pereira, que se tornou um dos personagens gays inesquecíveis da dramaturgia, a reta final da novela "Império" reserva grandes surpresas para outros personagens que serão reveladas num salto de cinco anos na história após a morte de José Alfredo.
Sozinha depois de se despedir do amado no Monte Roraima, Maria Isis ficará milionária ao receber a sua parte da herança deixada pelo Comendador e se torna uma das sócias da empresa. A "sweet child" também será mãe e aparecerá com um filho no colo no último capítulo.
Enrico também terá final feliz junto da família. Depois de uma temporada na Itália, o chef volta casado com uma mulher negra e apresenta para os pais, Beatriz (Suzy Rêgo) e Cláudio (José Mayer). O cerimonialista vai se divorciar da mulher e viver um grande amor ao lado de Leonardo (Klebber Toledo). Naná (Viviane Araújo) e Xana (Aílton Graça) também terminam a novela casados e dividindo o teto com Luciano (Yago Machado) e Antônio (Lucci Ferreira).