Com um histórico bem preconceituoso, Enrico (Joaquim Lopes) vai continuar surpreendendo na reta final da novela "Império". Depois de uma temporada na Itália, ele volta ao Brasil casado com uma mulher negra e a apresenta para os pais, Cláudio (José Mayer) e Beatriz (Suzy Rêgo), segundo a coluna "Telinha", do jornal "Extra".Arrependido de tudo que fez no passado, o chef não tem medido esforços para se acertar com sua família e amigos. Recentemente, ele doou sangue para salvar a vida de seu pai e deixou de lado a homofobia: "Eu é que tenho que pedir perdão. Agora, e sempre, mil vezes. Por ter sido tão idiota, mau-caráter, ignorante. Eu tinha medo. Não encontrava em mim a alma aberta para aceitar você, nem quem é diferente de mim. Fui vítima do meu egoísmo, pai, da minha insegurança. E fiz mal a você e a tanta gente".
Depois de fazer as pazes com a família, Enrico foi atrás de Leonardo (Klebber Toledo) e se desculpou por tudo que já havia feito para ele. "Leonardo, eu te peço perdão, perdão por tudo. Acho que estava cego, doente de preconceito... Enfim, não existe desculpa para as minhas atitudes. Eu devia ser um caso perdido, mas aí aconteceu aquilo com o meu pai e eu vi o quanto você é um cara legal. Humano, parceiro, amigo. E por alguns minutos, longos minutos, esqueci que você era gay. Esqueci do quanto você me incomodava, incomodou durante tanto tempo... Eu transcendi a qualquer informação a seu respeito, e vi o quanto você é, antes de tudo, uma pessoa de valor". O rapaz também tentou se reconciliar com a ex-noiva, Maria Clara (Andreia Horta), mas desta vez não deu certo. A filha do Comendador não o aceitou de volta e ficou noiva de Vicente (Rafael Cardoso) na frente dele.
Reta final: José Alfredo é assassinado no último capítulo
O fim de "Império" não será marcado somente por finais felizes. Segundo a coluna "Telinha, do jornal "Extra", o Comendador José Alfredo (Alexandre Nero) será assassinado pelo seu filho, José Pedro (Caio Blat), que terá sua verdadeira identidade revelada. No capítulo 200 da trama de Aguinaldo Silva, o primogênito do Homem de Preto vai dizer que é Fabrício Melgaço em conversa com Silviano (Othon Bastos).
O autor da novela diz ter escrito dois desfechos para trama e montado um esquema de segurança para evitar vazamentos. Se tudo sair como o roteiro recebido pela produção da novela, nesta quarta-feira (4), o Comendador terá suas cinzas jogadas no Monte Roraima pelas mulheres de sua vida, Maria Marta (Lilia Cabral) e Maria Isis (Marina Ruy Barbosa), junto com a filhas, Cristina (Leandra Leal) e Maria Clara.