Só no penúltimo capítulo da novela "Sete Vidas" Vicente (Angelo Antonio) vai se dar conta de que Lígia (Debora Bloch) não sente por ele o mesmo que sente por Miguel (Domingos Montagner). Depois de ter reatado o casamento com a jornalista, ele fica revoltado ao vê-la abraçar o navegador e tem um ataque de fúria, em que termina de vez o relacionamento com a mãe de Joaquim. A cena está prevista para ir ao ar em 9 de julho, na trama de Lícia Manzo.
De acordo com o colunista de TV Daniel Castro, tudo acontece depois que Miguel supera o trauma familiar que carregava há anos e por causa de sua decisão de ficar no Rio de Janeiro, assumindo sua relação com os filhos. Mesmo decidindo não interferir novamente no casamento de Lígia e Vicente, a mudança de comportamento do oceanógrafo deixa a mãe de seu filho caçula emocionada, o que incomoda o produtor musical e faz com que ele perceba que ela ainda ama o ex-namorado.
Na festa de aniversário de Pedro (Jayme Matarazzo), Laila (Maria Eduarda de Carvalho) tem uma discussão com o pai, que fica arrasado. Lígia então tenta consolar Miguel, quando Vicente a vê abraçando-o e se descontrola, indignado. Espantada com a reação dele, a escritora pergunta o que houve. "Tudo hoje, ao mesmo tempo, caindo na minha cabeça agora. Eu estou falando de tudo. Estou falando do meu papel de eterno coadjuvante, da minha disposição para me contentar com as sobras, para aceitar todo tipo de esmola", ele responde.
'É evidente que você não olha para mim do jeito que você olha para ele'
Ao contrário de seu temperamento sereno e contido, a explosão da raiva de Vicente é tamanha que Lígia até tenta contornar a situação, mas não consegue. "Se você não consegue ser verdadeira, eu consigo. Não que seja fácil, na verdade, dói demais admitir, mas mesmo assim é pior continuar calado. É evidente que você sente alguma coisa ainda por esse cara. É evidente que você não olha para mim do jeito que você olha para ele. Então, eu voltei sim, mas pela última vez, para te dizer que eu estou indo embora", avisa.
Mesmo sabendo que o que Vicente diz é verdade, a mãe de Joaquim se desespera ao ver que o casamento dos dois está terminando pela segunda vez, e pede aos prantos que ele a perdoe. Contudo, o produtor musical declara: "Agora, eu não tenho condição. Para falar a verdade, eu não tenho condição de me perdoar. Me perdoar por insistir tantos anos com quem não pode me dar o que eu preciso", e vai embora em seguida. E no último capítulo Lígia e Miguel ficarão juntos, assim como Pedro e Júlia (Isabelle Drummond).
(Por Samyta Nunes)