Petúlia (Grace Gianoukas) vai se dar bem no último capítulo da novela "Orgulho e Paixão", que irá ao ar nesta segunda-feira (24). A empregada vai despertar o interesse de um velho milionário e irá humilhar a patroa, Susana (Alessandra Negrini), antecipa o colunista de TV Daniel Castro nesta terça-feira (18). O declínio da ex-aliada de Julieta (Gabriela Duarte) começa quando ela é expulsa do casamento da Rainha do Café com Aurélio (Marcelo Faria) e de Jane (Pâmela Tomé) com Camilo (Maurício Destri). Petúlia e Susana entram na festa sem serem convidadas e acabam flagradas quando avançam na mesa de quitutes. A partir daí, já na miséria, terão que recorrer a doações para sobreviverem.
Depois de uma passagem de tempo, surgem em um restaurante lotado de homens de negócio. Na ocasião, as duas estarão muito bem vestidas e, de novo, vão recorrer a um golpe para darem a volta por cima. "Tem certeza de que ele está aqui? O tal milionário? Estamos miseráveis, Deus sabe o que tive que fazer pra conseguir essas roupas", questiona Susana. Petúlia, então, assente e indica um homem da terceira idade que estará em uma das mesas, revoltando a vilã. "Sua energúmena, acha que eu vou me prestar a dar o golpe nesse baú caindo aos pedaços?", rebate. "Sua Exigência está sendo luxenta. Devo lembrá-la de que não temos onde cair mortas?", lembra Petúlia.
Apesar disso, Susana resolve conquistar o idoso, que estará interessado em Petúlia. "Me dá a honra de sua companhia?", pergunta ele. Eu que me sinto honrada em conhecer um homem tão experiente", diz, falsa, a ex-aliada de Julieta. "Não é com você que desejo falar, é com sua patroa. Não pude deixar de notar uma dama tão distinta e opulenta", rebate o milionário. É a deixa para Petúlia humilhar Susana. "O faraó me escolheu para sua Cleópatra, fazer o quê? Se quiser, lhe ofereço a vaga de minha criada na tumba na mansão da múmia", ironiza. A vilã controla sua raiva e concorda com Petúlia: "A senhora manda... Madama!".
Faltando uma semana para a trama chegar ao fim, outros desfechos já estão reservados. Depois de tentar matar Elisabeta (Nathalia Dill) mais uma vez, Lady Margareth (Natália do Vale) planeja um atentado na inauguração da ferrovia. Ao achar que se livrou da mulher do seu sobrinho, a vilã bebe veneno e se mata. Já Ernesto (Rodrigo Simas) é eleito o novo prefeito do Vale do Café, e Barão (Ary Fontoura) morre. Em outra ponta, Cecília (Anajú Dorigon) consegue adotar o bebê deixado na porta da sua casa.
Leia também sobre a novela "O Tempo Não Para": Dom Sabino é rejeitado pelo filho bastardo e Samuca descobre ter sido vítima de sabotagem
(Por Guilherme Guidorizzi)