A novela das nove, "Em Família", estava com o final previsto para o dia 25 de julho, mas será adiantado para o dia 18 do mesmo mês, devido à baixa audiência. Com isso, a estreia no próxima trama, "Império", de Aguinaldo Silva, acontecerá no dia 21 de julho. As informações são do colunista Bruno Astuto, da revista "Época".
Os problemas com a audiência do folhetim não são de hoje. Desde a segunda fase, a novela vem sofrendo com isso. Em fevereiro, a Globo decidiu alterar a edição dos capítulos para antecipar a chegada da terceira fase da trama, com Helena (Julia Lemmertz ) adulta e Bruna Marquezine no papel de sua filha, Luiza.
Não obtendo resultado, o autor Manoel Carlos abandonou alguns núcleos inicialmente pensados e, com isso, alguns artistas mudaram de personagens. "A ordem da direção é focar nos núcleos que já estão consolidados na história e não criar novos", contou uma fonte ao Purepeople.
Além dessas tentativas, também já foi cogitado o afastamento de Jayme Monjardim da direção de "Em Família ", e o romance entre Luiza (Bruna Marquezine) e Laerte (Gabriel Braga Nunes) já foi mais explorado do que seria. Por último, veio a antecipação do fim da novela.