Nos últimos capítulos da novela "Além da Ilusão", Heloísa (Paloma Duarte) vai correr risco de morte durante o parto de seu bebê com Leônidas (Eriberto Leão) e depois ter a criança roubada por Úrsula (Bárbara Paz), que simula gravidez de Eugênio (Marcello Novaes). Mas ao contrário do que aconteceu com Olívia (Debora Ozório), a costureira não vai ficar muito tempo afastada do seu filho.
É que Joaquim (Danilo Mesquita) vai trair a mãe de criação e entregá-la de volta para Heloísa, na última semana da novela das seis, que exibe o capítulo final dia 19 - leia aqui o resumo. Segundo o colunista André Romano, do "Observatório da TV", a atitude de Joaquim surpreende Leônidas.
"Joaquim, essa criança é mesmo da Heloísa?", questiona o peão. "É sim. Minha mãe mentiu para o padrinho que estava grávida pra poderem se casar. Ia criar o menino de uma moça pobre, mas a mulher desistiu do acerto, então a Úrsula teve que improvisar", revela o filho de Úrsula, vilã que acaba presa por outros crimes como o assassinato de Abel (Adriano Petermann).
Também nessa reta final da novela das seis, Matias (Antonio Calloni) confessa ter matado Elisa (Larissa Manoela) quando Isadora (Larissa Manoela) finge ser a irmã. O ex-juiz presta depoimento, porém Davi (Rafael Vitti) nem comemora muito porque logo descobre que seguirá preso.
"Os desembargadores não deram crédito ao depoimento do doutor Matias porque ele é judicialmente interditado. Sinto muito", afirma Artur (Patrick Sampaio) em tom de lamento.