Nos últimos capítulos da novela "Além da Ilusão", Úrsula (Bárbara Paz) será presa pelo assassinato de Abel (Adriano Petermann). Sequestradora do filho de Heloísa (Paloma Duarte), crime revelado por Matias (Antonio Calloni), a vilã é entregue por Joaquim (Danilo Mesquita). Vale lembrar que o filho de criação de Úrsula também será punido até o último capítulo da novela das seis, dia 19.
A essa altura, Joaquim já terá enfrentado Úrsula e lhe acusado por ter se tornado um criminoso ao descobrir que a vilã lhe raptou quando ele era bebê. "De que adianta tanto amor se fez de mim um monstro? Filho de uma ladra de crianças, de uma aproveitadora chantagista! Uma assassina!", dispara o rival de Davi (Rafael Vitti), a quem quase mata com um golpe na cabeça, se arrependendo em seguida.
E Joaquim segue mostrando sua revolta com a mãe de criação. "Me incentivou a dar o golpe do baú na Isadora, a roubar a tecelagem do padrinho, dizendo que dinheiro era a coisa mais importante da vida. Por sua culpa, fiz coisas horríveis e nunca mais tive uma noite de sono tranquila na vida. Olha só como eu fico quando me lembro do que fizemos!", afirma.
Depois, Joaquim vai até a delegacia e decide entregar Úrsula, na novela que dará lugar a "Mar do Sertão". "Tenho uma confissão a fazer, delegado. Foi a Úrsula que matou o Abel. E eu a ajudei a se livrar do corpo", crava o vilão, condenado a quatro anos de prisão pelo crime.