Nos últimos capítulos da novela "Além da Ilusão", Úrsula (Bárbara Paz) vai dar uma última cartada quando estiver prestes a ser presa pelo assassinato de Abel (Adriano Petermann) e pelo rapto do filho de Heloísa (Paloma Duarte). A criminosa inventa que Joaquim (Danilo Mesquita), a quem raptou quando bebê, é irmão de Eugênio (Marcello Novaes).
A mentira acontece depois que Margô (Marisa Orth) revela ao empresário ser Úrsula a sequestradora do filho de Heloísa e Leônidas (Eriberto Leão), a novela das seis que chega ao fim dia 19 - aqui você confere o resumo da última semana da história de época e descobre o que acontece com Isadora (Larissa Manoela).
Sabendo que a vilã raptou a criança e cometeu outros crimes, Eugênio a confronta. "Acabo de descobrir que vocês dois criaram uma empresa de fachada para faturar sabotando a minha tecelagem. Como tiveram coragem de me apunhalar pelas costas desse jeito?", pergunta. Quem antecipa é o colunista André Romano, do "Observatório da TV".
Sem alternativa, Úrsula, que já terá sido humilhada por Joaquim, parte para a mentira, chocando o amante de Violeta (Malu Galli). "Você vai mandar prender o Joaquim, que além de tudo é seu único irmão de sangue? Eu juro pela luz dos meus olhos, é verdade", mente sem sentir a vilã que simula uma gravidez.
"Eu era uma mocinha boba quando conheci seu pai. Ele me seduziu e me abandonou grávida. Quando Joaquim nasceu, eu me desesperei e bati na porta da sua casa. E com a graça de Deus, sua mãe teve piedade e nos acolheu, reforça ao inventar a história.