O dermatologista Thales Bretas abriu o coração sobre a criação dos filhos, Romeu e Gael, frutos do casamento com Paulo Gustavo. Em entrevista à revista Híbrida, o médico falou sobre os desafios da paternidade solo e como é ser um pai LGBTQIA+.
"Quando me perguntam sobre paternidade, eu falo que só é para ter filho se quiser mesmo. Se estiver na dúvida, se esse não for mesmo o seu sonho, é melhor repensar. Não romantizo, porque filhos mudam muito nossa vida e nossa rotina", afirma Thales.
Segundo a publicação, Thales e Paulo se inspiraram na história de Ricky Martin e decidiram realizar o sonho da paternidade através da fertilização in vitro com barrigas de aluguel nos Estados Unidos. Eles optaram por este meio porque desejam ver suas características físicas nos filhos.
"Sempre foi meu sonho ser pai, mas não sabia que era possível. A paternidade homoafetiva tem alguns caminhos, então pensava em adoção, ou contar com a ajuda de amigas. Quando conheci o Paulo, vi que esse também era o sonho dele", relembra o doutor.
Romeu e Gael completam 4 anos de vida em agosto e, com o crescimento, é natural que apareçam diversas curiosidades a respeito da formação familiar. Thales relata que prefere manter um diálogo transparente com as crianças, mesmo com pouca idade.
"Eles já me perguntaram sobre a 'mamãe' deles, aí eu expliquei que eu e papai Paulo pegamos uma barriga emprestada para tê-los. Eles são bombardeados com essas datas simbólicas, como o Dia das Mães, mas tento explicar da melhor maneira. Não gosto de mentir, de inventar. A figura materna é importante, mas a paterna também é e acredito que tenho cumprido bem esse papel", diz Thales, ainda em entrevista à revista Híbrida.
Sobre o luto pela perda de Paulo, vítima da Covid-19 aos 42 anos, Thales admite estar em um processo de ressignificação. "Por muito tempo, evitei falar [sobre Paulo]. Não gostava. Mas, hoje, entendo também que isso ajuda a lidar com a perda. O Paulo foi o grande amor da minha vida, meu parceiro. Eu sinto que vivi um luto muito pesado, porque era minha perda e de muita gente junto", refletiu.