Viajar nas férias para Fernando de Noronha está nos seus planos?! O arquipélago queridinho dos famosos fica no estado de Pernambuco, a 350 km de Natal, e é um dos destinos de viagem mais queridinhos de brasileiros e estrangeiros.
Fotógrafo e morador de Noronha, Rildo Iaponã Lins de Siqueira, de 41 anos, é o autor de cliques que colecionam milhões de likes no Instagram. Há mais de 24 anos residindo em Noronha, Iapa, como é conhecido, é apaixonado pelo destino e compartilhou com o Purepeople algumas dicas certeiras para quem também quer conhecê-lo.
Antes de fazer a viagem a Fernando de Noronha, é preciso organizar sua agenda. "Indicaria no mínimo 5 dias, mas o ideal seria 7 noites", revela.
Ah, o planejamento também precisa incluir as taxas de entrada no arquipélago, por se tratar de uma área de preservação ambiental. Uma é diária pela permanência na ilha e, outra, se relaciona com a entrada no Parque Nacional Marinho e tem um valor fixo para até 10 dias. No site oficial do destino turístico, é possível conferir mais detalhes sobre essas informações.
Iaponã também revela ao Purepeople o que considera indispensável para a mala de viagem. "Sandália havaiana, protetor, camisa UV, óculos escuros, toalha de praia e/ou canga, repelente e uma máquina fotográfica. Roupas leves e de banho. E o mínimo de plástico possível, já que a ilha tem um projeto de Plástico Zero que não permite a entrada de alguns itens, então é bom evitar plastificar sua bagagem", afirma.
+ Descubra aqui outros destinos do Nordeste em alta em 2022!
"Ficam na mesma trilha, que também dá acesso a Praia do Sancho por escada ou o acesso de barco também é bem massa. É uma experiência de trilha entre falésias com a descida de escada entre elas, e foi eleita a praia mais bonita do mundo cinco vezes em algumas classificações. Águas cristalinas no período de Junho a Dezembro, é uma grande piscina natural com uma vasta vida marinha", conta Iaponã.
O fotógrafo explica que nesse dia, é possível conhecer uma ponto turístico muito conhecido. "É onde fica localizado o Morro dos Dois Irmãos, que é o principal ícone da ilha, e na praia da Cacimba é onde você pode ficar ainda mais próximo dessa grandiosidade, a trilha da Baía dos Porcos você tem uma visão de 180 graus do Morro", diz.
"Você consegue tirar foto de frente, de lado e por trás dos Dois Irmãos, mesclando com as piscinas naturais, é uma referência para todas as fotografias. E sem falar que a Cacimba do Padre é considerada o Hawaii Brasileiro, de Dezembro a Maio com ondas que podem chegar a 21 pés, equivalente a mais de 6m de frente", detalha Iapa.
"É uma praia paradisíaca e selvagem, pouco visitada, geralmente a grande maioria dos turistas só vai até o mirante. E um ótimo lugar para passar o dia, lembrando que o mar na temporada de Maio a Dezembro pode ter dias com ondas fortes e correntezas, mas o pessoal do ICMBio sempre nos deixa alertados na descida da trilha", explica Iaponã.
Ele ainda dá uma dica de programa romântico imperdível em Noronha. "O nascer do Sol na Capelinha de São Pedro é um clássico, muito legal para visitar em casal para começar o dia da melhor forma possível", afirma.
Para o fotógrafo, essa é a praia mais completa. "No meio da praia você tem a visão de frente para o Morro dos Dois Irmãos e atrás o Morro do Pico, deixando tudo mais harmônico e com a possibilidade de ter uma variação fotográfica de múltiplas paisagens em um só lugar", conta.