Na última terça-feira (23), Fernanda Torres publicou um texto em que criticava o discurso feminista, intitulado "Mulher". Nesta quarta-feira, no entanto, a atriz, que se recupera de uma queda do cavalo em Minas Gerais, se retratou pelo texto, que foi alvo de comentários críticos na web.
"Jamais pensei que ele seria uma afronta tão profunda a nós mulheres. Não o teria escrito se achasse que era esse o caso. As críticas procedem, quando dizem que eu escrevi do ponto de vista de uma mulher branca de classe média. É o que sou", disse a intérprete de Fátima em "Tapas e Beijos", que conquistou o público em suas cinco temporadas.
Fernanda também mencionou sua mãe, a atriz Fernanda Montenegro, com quem sempre é vista em passeios. "Minha mãe sempre trabalhou, teve um casamento que nunca cerceou o seu direito profissional, eu cresci num ambiente de extrema liberdade, conquistada, diga-se, com a ajuda de movimentos feministas anteriores a mim. Era uma época de um machismo muito arraigado, do qual guardo heranças, mas que, lamentavelmente, ainda à época não estava identificado de forma direta com o estupro e a violência", escreveu Fernanda em um trecho do artigo.
A mãe coruja de Antônio, de 8 anos, e de Joaquim, de 16, afirmou ainda entender "que existe uma discussão maior, que vai da cidadania ao direito ao próprio corpo, e, acima de tudo, uma luta pela erradicação da violência contra a mulher num país já tão violento, discussão essa que não comporta meios termos."
(Por Marilise Gomes)