Felipe Neto é um dos influenciadores digitais que melhor soube utilizar de sua influência e sua expertise para fazer negócios. Dono do recorde de youtuber brasileiro com o maior número de inscritos, ele construiu um império e, claro, acumulou uma fortuna. Por estar em um patamar confortável na carreira e na vida financeira, ele pode se dar o luxo de recusar alguns contratos que não fazem coro às suas crenças de vida.
Como um caso que aconteceu em 2019. Felipe revelou que abriu mão de um contrato de quase R$ 500 mil. O motivo? Ele havia se tornado vegetariano e a empreitada não condizia com a sua nova filosofia de vida.
"Por ter me tornado vegetariano, acabo de ter um contrato de publicidade cancelado, no valor de 470 mil reais. Tinha opção de cumprir o contrato e só anunciar minha mudança depois, mas decidi que já tinha sido hipócrita por tempo demais consumindo carne, mesmo sabendo das consequências", disse Felipe na época, via Twitter.
Felipe ainda destacou que suas convicções não estão à venda. "Eu realmente me tornei alguém de quem sinto orgulho de ser", comentou.
Por ter adotado o vegetarianismo, Felipe tomou mais uma atitude drástica: encerrou a franquia Neto's, uma sociedade com o irmão, Luccas Neto, onde vendiam coxinhas.
Todos os quiosques da marca foram encerrados naquele ano. "Não foi uma decisão fácil, mas está alinhada com o que defendo. Eu acredito que o mundo só melhora quando aqueles que detêm o poder econômico abrem mão de alguns lucros em prol do planeta", refletiu.
Em 2022, Felipe anunciou que voltou a comer peixes e frutos do mar, o que, teoricamente, faz com que ele deixe de ser vegetariano.
Durante muitos anos, isso se tornou uma pauta de discussão entre os defensores de animais, já que existiam muitas pessoas que se denominavam vegetarianas e continuavam a consumir peixe sob alegação de que o consumo de Ômega-3 é essencial para o funcionamento do organismo; outros até reproduziam a ideia de que os peixes não sentem dor, tese que os estudiosos do assunto ainda sentem dificuldade de determinar com precisão.
Com o avanço da discussão sobre os direitos dos animais, estabeleceu-se um consenso de que vegetarianos não comem peixe. Pessoas que não comem carnes de boi e frango, mas ingerem peixes têm sido chamadas de Pescetarianas, Flexitarianas (essa denominação inclui, também, quem abre mão de ingerir carne em alguns dias da semana) ou Semivegetarianas.