Sonia Abrão reprovou uma parte do especial de dez anos do "Encontro com Fátima Bernardes" exibido nesta sexta-feira (24), uma semana antes da jornalista deixar o matinal da Globo. Após rotular Maísa Silva de chata, afirmar que um possível "Vídeo Show" com a ex-SBT não irá vingar e ver a atriz e apresentadora curtir uma alfinetada contra ela, Sonia comparou uma passagem do "Encontro" ao "Faustão na Band".
Nesta manhã, em programa pré-gravado, Fátima surgiu sozinha no palco, teve palavras relacionadas ao matinal rabiscadas em seu corpo e passou a numerar o número de edições até aqui e de convidados musicais, por exemplo.
"Eu gostei tanto da parte gráfica, ficou bem legal, mas a ideia dos números tiraram tudo do Faustão, do mês passado, quando ele completou cem programas no ar pela Band. Isso está na cara, muito claro", avaliou Sonia, no "A Tarde é Sua", que desde 2000 comanda atrações vespertinas, tendo passagens pela própria RedeTV! (para onde retornou em 2006), SBT e Record TV.
"Foi feito bem esse balanço. Mas valeu, não vou nem questionar muito porque é uma despedida, é um dia de festa", prosseguiu a respeito do programa que passa a ser conduzido por Patricia Poeta no dia 4 de julho - a atual titular migra para o "The Voice Brasil".
Na edição comemorativa desta manhã, Fátima recebeu o grupo Jota Quest, Lilia Cabral e Braulio Bessa.
Em outro momento, Sonia viu uma desanimação em Fátima no vídeo na qual estava quase sozinha no estúdio. "Só para comentar aqui a frieza da narração, em nenhum momento parece uma despedida, porque tem sentimento, um ciclo se encerrando, mexe com as emoções. É só um texto bonitinho, inspirado no Faustão, mas zero emoção. Talvez nem seja culpa da Fátima, mas um protocolo a ser cumprido", opinou.
E fez uma referência à saída supostamente conturbada de Fátima do programa que ela criou em 2012. "Ela passou por muitas saia-justas e esse final é um alívio. Ninguém vai chorar por causa disso. Agora quero ver como eles vão forçar a passagem de bastão para a Patrícia Poeta. Vai ser outra coisa que não vai ter emoção", completou Sonia, jornalista sempre presente no júri do "Troféu Imprensa" (veja aqui os vencedores de 2021).
A partir do dia 4, a grade matinal da Globo sofrerá algumas mudanças. Hoje das 10h45 ao 12h, o "Encontro" inverte horário com o "Mais Você" (atualmente das 9h30 às 10h45) e passa a ser gerado de São Paulo, assim como o programa de Ana Maria Braga.
Dessa forma, o "Encontro" receberá a audiência do "Bom Dia Brasil" e o "Mais Você" entregará para os telejornais locais, que ganham novo horário (11h45).