Fani Pacheco enfrentou uma forte depressão após a morte da mãe, em 2014, e engordou 20 kg por causa da alimentação desregrada. Com o novo peso, a ex-BBB decidiu que não ia esconder o corpo e se lançou como modelo plus size, assim como Fluvia Lacerda. Porém, a estudante de Medicina precisou reduzir a medida para evitar problemas saúde, da mesma forma que fez Marília Mendonça. "Estava feliz gordinha, estava sendo bem aceita pelas pessoas e me sentindo bem com isso, mas aí fiz meus exames de rotina e apareceu essa síndrome metabólica, uma resistência à insulina e o alerta de que eu em breve poderia ficar diabética. Comecei a fazer dieta em janeiro, nada radical. Avisei que eu não queria sofrer, e de janeiro para cá, com a ajuda da Petra [Pilotto, nutróloga], emagreci 10kg", explicou ao site do "Globo Esporte".
Apesar de ter engatado vários trabalhos como plus size e aprovado a antiga silhueta, Fani sentiu que a saúde melhorou após emagrecer. Hoje ela está com 75 kg. "Agora estou me sentindo bem fisicamente, diminuí o manequim, minhas roupas estão dando de novo, mas o importante é ser saudável. Não quero correr o risco de iniciar uma doença crônica só porque estou com preguiça de fazer dieta e exercícios. Existem pessoas que são gordinhas saudáveis, mas minha genética não me permitiu. Então vou emagrecer e ter liberdade para comer de novo. Ano passado fiquei seis meses sem fazer nenhum exercício. Foi aí que fez diferença. Vi que estava pesada, com os músculos enfraquecidos, meu joelho falhava, doía."
Na faculdade de Medicina e com interesse em se especializar em psiquiatria, Fani disse que é necessário dar atenção à saúde física e mental: "Recomendo que cuidem do emocional, se autoconheçam, porque foi assim que eu consegui me aceitar gorda e, agora, aceitar que eu tinha que emagrecer. Não é fácil. A gente tem que respeitar nosso momento emocional. O mental é muito importante. A gente tem que respeitar isso e se conhecer para entender o motivo da compulsão alimentar, se é genética ou não, se a obesidade é saudável ou não e se prevenir, se cuidar. Se o mental não estiver bem, você não consegue realizar a parte física com excelência".
(Por Tatiana Mariano)