Na noite de sábado (18) aconteceu a 20ª edição do SAG Awards (Screen Actors Guild Awards), tradicional premiação concedida pelo sindicato dos atores americanos de cinema e TV. O prêmio, que não leva em consideração roteiro, direção ou produção, apenas o trabalho do ator, é considerado uma das principais prévias do Oscar. Como eram as grandes estrelas da premiação, as celebridades capricharam nos looks para para atravessar o red carpet no The Shrine Auditorium, em Los Angeles, Califórnia.
Nas categorias individuais para cinema, a premiação seguiu a escolha do Globo de Ouro e elegeu Matthew McConaughey e Cate Blanchett como melhores atores, por seus papéis em "Clube de Compras Dallas" e "Blue Jasmine", respectivamente. Cate recebeu o prêmio belíssima em um longo cor de rosa.
O SAG consagrou ainda o elenco do filme "Trapaça" - com 10 indicações ao Oscar – e da série "Breaking Bad". O charmoso, Bradley Cooper subiu ao palco para agradecer ao diretor David O. Russell.
Na categoria televisão, Julia Louis-Dreyfus levou o prêmio pela série "Veep". Este é o terceiro prêmio de Julia, que ganhou o SAG duas vezes por "Seinfeld". Ainda na categoria comédia, Alec Baldwin finalmente perdeu depois de levar o prêmio SAG por sete anos seguidos. O vencedor foi Ty Burrell, de "Modern Family", série que saiu vencedora como o melhor elenco em comédia pelo quarto ano seguido.
Na categoria drama, Maggie Smith - que não compareceu ao evento - levou o prêmio por "Downton Abbey". Bryan Cranston confirmou o favoritismo ganhando o prêmio pela atuação em "Breaking Bad". Entre os indicados na categoria Minissérie ou Telefilme, Helen Mirren ganhou o prêmio por "Phil Spector", e Michael Douglas por "Behind the Candelabra."
A atriz e dançarina de 81 anos, Rita Moreno foi a homenageada da noite. Vencedora do Oscar, Tony, Emmy, Grammy e Golden Globe, Rita é mais conhecida pelo filme "Amor, Sublime Amor/West Side Story". A atriz já integrou o elenco de diversas séries, sendo as mais recentes Oz, Cane e Happily Divorced.