Falta exatamente uma semana para o início da temporada do "Saia Justa", no GNT, que oficializa a chegada de Eliana no Grupo Globo. Em meio à expectativa pela estreia, outro elemento muito presente na carreira da apresentadora também tem chamado atenção na nova casa: as escolhas de moda.
Aquela Eliana que, nos tempos de SBT, quase sempre era vista em looks multicoloridos, estampados e com cores mais vibrantes, tem dado lugar a peças mais sóbrias, monocromáticas e com um toque a mais de sensualidade.
Para comentar os looks de Eliana neste momento de transição profissional, o Purepeople convocou a consultora de imagem Amanda Souza, conhecida pela participação na segunda temporada do reality show "Casamento às Cegas". Ativista pela liberdade corporal, ela oferece uma construção de identidade visual pautada na liberdade e na realidade de cada mulher.
Eliana escolheu o vermelho para usar em dois ensaios fotográficos de suma importância: o primeiro registro oficial como contratada da Globo e as fotos de divulgação do "Saia Justa". Amanda avalia que a preferência por esta cor visa transmitir uma imagem de autoconfiança.
"O vermelho é uma cor estimulante e confiante, um dos elementos que procuramos inserir no momento de transição profissional. Para além de transmitir poder, ele traz a sensação de confiança a quem está usando. Para viver uma mudança grande como uma transição profissional, o vermelho pode ser um aliado", destaca.
Eliana elegeu o branco em três vitrines gigantescas na nova fase. Ela surgiu com esta cor na primeira foto com as colegas de "Saia Justa", em sua entrevista ao "Fantástico" e na comentada aparição no programa "Domingão com Huck".
Questionada se o objetivo seria transmitir uma imagem de paz após um período de rumores polêmicos sobre a saída da antiga emissora, Amanda não descarta a possibilidade. No entanto, ela enxerga que a maturidade foi a principal peça-chave na construção destes looks mais neutros.
"Claro que pode sim haver essa mensagem não verbal, mas o que senti ao ver a construção dos looks foi maturidade, uma Eliana aos 51 anos, em sua plenitude como mulher. O branco, apesar de transmitir neutralidade, paz, ordem e profissionalismo, [a maturidade] é visível na postura da apresentadora. Independente da emissora, percebi muito essa nova fase para além da transição [profissional]", pontua.
Na entrevista ao "Fantástico", Eliana conversou com Renata Capucci de calça jeans. Já em sua primeira visita aos Estúdios Globo, a escolha foi uma combinação de regata e calça pretas. Para Amanda, essa aposta em looks mais comfys é uma forma de trazer elementos do estilo pessoal ao guarda-roupa profissional da estrela.
"Pelo que tenho visto da Eliana nos últimos meses, sinto que a calça, por exemplo, é uma peça mais participativa na Eliana off-line. Acredito que, nessa transição profissional, assim como na maturidade e leveza, ela está imprimindo mais da Eliana pessoa, e isso tem se transferido para o guarda-roupa profissional", notou.
A mistura de elementos do dia a dia ao guarda-roupa profissional também pode ser muito positiva no "Saia Justa", segundo Amanda. "O lado Eliana mulher, que divide experiências, fragilidade e escuta ativa, estará em evidência. Então, acho muito coerente essa transição de estilo também", reforça.
E para quem, assim como Eliana, vive um momento importante de transição profissional e quer adaptar seu estilo, Amanda deixa um recado: "Acho importante observar o comportamento do lugar em que você fará essa transição, o mood do lugar. Provavelmente, se é uma opção transicionar, algo em você também se identifica com a nova fase profissional. Observar e sentir o novo 'lugar' lhe dará segurança para construir um dress code que pertença ao lugar, mas que também comunique quem você é".