A estreia da novela "O Rico e Lázaro" teve audiência inferior ao primeiro capítulo de "A Terra Prometida" e de "Os Dez Mandamentos - Nova Temporada", segundo dados consolidados do Ibope, nesta segunda-feira (14). O novo folhetim bíblico da RecordTV custa R$ 800 mil por capítulo e reúne quase 100 atores para contar a história de Nabucodonosor (Heitor Martinez) e de Asher (Rafael Gevu/Dudu Azevedo) e Zac (Gabriel Felipe/Igor Rickli), que morrem no mesmo dia e um vai para o céu e o outro, para o inferno.
Exibido entre 20h56 e 20h11, a trama de Paula Richard marcou, em São Paulo, média de 15 pontos contra 11 do SBT e chegou a pico de 17. Em março de 2015, a estreia de "Os Dez Mandamentos" havia marcado 12 pontos. Já em abril do ano seguinte, a continuação do folhetim estrelado por Guilherme Winter cravou 19 pontos. "A Terra Prometida", em julho passado, estreou com 18. No Rio de Janeiro, a audiência de estreia de "O Rico" foi maior se comparada com os números da capital paulista: 17 contra 9 da emissora de Silvio Santos e pico de 20.
Ainda de acordo com dados divulgados pela RecordTV, o último capítulo de "A Terra Prometida" - que exibiu a morte de Josué (Sidney Sampaio) no colo de Aruna (Thais Melchior) - conseguiu audiência maior tanto no Rio de Janeiro como em São Paulo. Na primeira cidade, marcou média de 18 contra 8 do SBT. E na segunda, cravou 16 contra 11. Ainda em SP, "Os Dez Mandamentos" chegou ao fim com 23.5 (primeira parte) e 19 (segunda parte).
Nos bastidores, a nova produção inspirada na Bíblia enfrenta problemas. Um funcionário invadiu um estúdio com o corpo coberto de abelhas, foi acudido por Roger Gobeth e as gravações foram interrompidas. A trama está sendo gravada fora de ordem e tem causado reclamação dos atores. "É muito louco, é completamente esquizofrênico. Você tem que estar com uma consciência muito grande da linha do tempo do personagem, porque a gente grava na mesma semana o capítulo 15 e o capítulo 87", disse Dudu.
(Por Guilherme Guidorizzi)