Com o avanço tecnológico, muitas maneiras de fazer marketing foram modificadas. O mundo "encolheu" e não há mais fronteiras ou limites na hora de vender, comprar e divulgar uma marca ou produto. A internet virou um mercado em franca expansão, que dá possibilidade às empresas de captar novos clientes.
Neste contexto, o mundo digital propicia o surgimento de novas maneiras das relações de consumo. Especialistas no assunto afirmam que a tendência é que as vendas diminuam cada vez mais no mundo físico e aumentem no mundo digital.
Essa realidade fez nascer os chamados digital influencers, que são pessoas (alguns famosos de outras mídias e outros desconhecidos dos canais de mídia mainstream), que conseguem angariar grandes volumes de seguidores em redes sociais e, portanto, possuem influência sobre tais seguidores. A agregação de marcas e empresas às ideias apresentadas por estes influenciadores a seu público, gera o engajamento necessário para alavancar as vendas das mesmas.
A seguir o advogado empresarial Raul Bergesch, conhecido nas redes sociais por incentivar outros colegas de trabalho a empreender, dá algumas dicas para se ter um bom relacionamento entre contratante e influenciador.
Como fica a contratação de um influenciador digital e quais os principais pontos a serem observados?
Na prática, na maioria das vezes, a contratação da prestação de serviços do Influencer é feita por meio de uma conversa informal, por telefone, por e-mail, por WhatsApp ou por outra rede social.
Toda essa informalidade, a ausência de um contrato definindo claramente as obrigações, prazos, responsabilidades e contraprestações das partes, gera insegurança. Assim, caso surja um problema entre as partes e venha a demandar análise pelo judiciário, pode ser muito difícil para as partes comprovarem seus direitos e obrigações e o descumprimento contratual.
É altamente recomendável que seja feito um contrato com cláusulas específicas, que atendam às necessidades das partes, prevendo a questão do uso da imagem, nome, voz, propriedade intelectual, quais redes sociais serão utilizadas, qual o prazo, qual o tempo, qual o layout, qual o tipo de abordagem, qual roteiro, penalidades, multas, dentre outras inúmeras situações. Isso gera segurança e evita problemas.
Pode ser exigido resultados do influenciador?
As redes sociais disponibilizam métricas digitais para se auferir o alcance de uma publicação, público alvo, número de acessos, dentre outros. Essa métrica também pode ser feita por empresas especializadas e é sim possível estabelecer cláusulas prevendo ferramentas de medição que atenda a análise do contratante.
A contratação de um influenciador digital pode caracterizar vínculo empregatício?
Podemos dizer que Digital Influencer é uma profissão nova, sem qualquer previsão na lei até o momento.
Enquanto não é aprovada uma lei específica, utiliza-se as regras de prestação de serviços, que possui previsão legal no Código Civil, Código de Defesa do Consumidor, Lei de Direito Autorais, Marco Civil da Internet, normas do CONAR e outras normas aplicáveis. Então, dificilmente haverá uma configuração de vínculo empregatício.