O estado de saúde do escritor Ariano Suassuna, de 87 anos, é grave. O poeta está em coma e respira com ajuda de aparelhos. "O quadro clínico é grave, mas considerado estável", diz o boletim médico divulgado na manhã desta terça-feira (22).
O dramaturgo foi submetido a uma cirurgia no Hospital Português, no Recife, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico na noite desta segunda-feira (21). Segundo a assessoria de imprensa da unidade de saúde, o dramaturgo se recupera na UTI.
Ariano deu entrada no hospital às 20h e foi submetido a cirurgia, que durou cerca de uma hora. Depois, o poeta foi para a UTI neurológica, onde se recupera.
Esta é a terceira vez que o poeta pernambucano é internado. Em agosto do ano passado, Ariano ficou internado em um hospital após sofrer um infarto do miocárdio. Ele recebeu alta médica seis dias depois.
Poucos dias em seguida, o escritor precisou dar entrada novamente ao hospital por causa de um aneurisma cerebral, que o levou a ser submetido a uma arteriografia, procedimento para tratar o aneurisma. Suassuna se manteve internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e foi encaminhado para um apartamento dias depois ficando internado. A alta foi dada no dia quatro de setembro.
Ariano Suassuno escreveu "O auto da compadecida", que inspirou o filme estrelado por Selton Mello. Autor premiado, ele nasceu no dia 16 de junho de 1927, em João Pessoa, mas foi para Recife em 1942. A primeira peça de teatro com a sua assinatura é "Uma mulher vestida de sol", vencedora do prêmio Nicolau Carlos Magno, em 1948.