Preta Gil foi vítima de um erro médico em julho de 2022, seis meses antes de ser diagnosticada com câncer no intestino. A afirmação foi feita por Flora Gil, sua madrasta, e ocorreu na Europa durante turnê da cantora com o pai, Gilberto Gil. Na ocasião, a artista chegou a ser internada e já apresentava estar debilitada. Quase um ano após o erro médico, Preta voltou aos shows e segue em tratamento.
O tumor só seria diagnosticado no começo deste ano. Desde então, a cantora vem compartilhando vários detalhes do tratamento, chegou a enfrentar um choque séptico em decorrente de uma bactéria que atingiu seu organismo, e incluiu as sessões de quimioterapia como forma de combater o câncer. Por conta do tratamento, passou a sofrer com a perda de cabelo e emagreceu, em um processo que confundiu alguns internautas para revolta da artista.
"A gente não sabia que ela estava doente, apesar de ela ter se sentido mal em algumas viagens. Ela foi muito forte, muito corajosa, essa dor só ela sentiu", explicou Flora, atual mulher de Gilberto Gil, relatando os fortes sintomas que a cantora e apresentadora sentia na viagem pelo Velho Continente.
"Ela só dizia: não consigo fazer o show hoje, tô fraca, tô com dor de cabeça, com intestino preso, minha digestão tá ruim. A Preta dava sinal de que alguma coisa não estava boa, mas nem ela sabia o que era, nem a gente...", lamentou a empresária a respeito da cantora e enteada, na época ainda casada com Rodrigo Godoy. O casal rompeu a relação este ano após Preta descobrir traição dentro da própria casa.
Ainda de acordo com Flora, o erro médico aconteceu em um hospital de Berlim, capital da Alemanha. "Quando ela (Preta) estiver velhinha, ela vai pensar: 'Fui internada em Berlim e o médico falou que eu tinha gases'. A Preta foi muito cascuda, ela podia falar: 'Gente, tô indo embora, não gostei'. Mas ela foi até o final. Depois, veio o resultado (dos exames), a gente viu qual era a causa do mal-estar dela, o que aconteceu. Isso pra gente marcou muito", relatou.
Por conta do tratamento contra o tumor intestinal - o mesmo que atinge Simony -, Preta não levou para as ruas o seu bloco de carnaval neste ano. Em 2022 e 2021, o cortejo já não havia saído em decorrência das medidas sanitárias contra a Covid-19.