Lady Gaga surpreendeu os fãs ao cancelar, nesta quinta-feira (14), sua participação no Rock in Rio, marcada para esta sexta-feira, dia da abertura do festival musical. A cantora alegou uma crise de fibromialgia para não subir no Palco Mundo e será substituída pelo grupo Maroon 5. No último dia 4, a americana cancelou o show que faria na cidade de Montreal, no Canadá e há 10 dias afirmou que iria dar uma pausa na carreira.
A fibromialgia é uma síndrome comum que provoca dores por todo o corpo por longos períodos. O mal provoca sensibilidade nas articulações, tendões, músculos e outros tecidos moles. A fibromialgia é ligada diretamente à fadiga, dores de cabeça, distúrbios do sono, ansiedade e depressão. A origem também pode estar causada em infecções por vírus, doenças autoimunes ou pela genética. A fibromialgia é mais comum nas mulheres e entre 20 e 50 anos e também já atingiu a atriz Daniele Valente.
Como consequência, os portadores podem desenvolver problemas de memória e concentração, além de dormência e formigamento tanto nos pés como nas mãos, palpitações, dor de cabeça constante. A pessoa pode dormir por longo período, mas mesmo assim vai se sentir cansado. Em outras situações, o paciente tem o sono interrompido por conta das dores e, com isso, desenvolver apneia. Até agora sem cura, a fibromialgia não tem como ser diagnosticada através de exames laboratoriais e nem há forma de prevenção. O seu tratamento é dado através de exercícios, tratamento da dor e do sono e controle da ansiedade e/ou da depressão. Em alguns casos se recorre à acupuntura.
Logo após a organização do Rock in Rio confirmar o cancelamento do show de Lady, a americana compartilhou uma foto na qual aparece tomando soro. "Brasil, estou devastada pelo fato de não estar bem o suficiente para o Rock In Rio. Eu faria qualquer coisa por vocês, mas eu tenho que cuidar do meu corpo agora", justificou a cantora, ex-noiva de Taylor Kinney.
Um mês após a morte do cantor, a americana tatuou um raio na costela. O desenho é referente ao álbum "Aladdin Sane", de David Bowie. "Essa foi a imagem que mudou a minha vida", explicou a artista.
(Por Guilherme Guidorizzi)