Eliana falou sobre machismo nos bastidores da TV. Como uma das poucas mulheres à frente de um programa dominical, a apresentadora, cujo contrato com o SBT foi renovado até 2019, disse que sua história de sucesso nas várias emissoras pelas quais passou não aconteceu sem antes enfrentá-lo.
"Eu sofro preconceito no meu trabalho, no meu dia a dia. Eu sou mulher. Dentro do meu meio, por que só tem uma apresentadora aos domingos? Por que durante anos e anos só os homens tiveram programas dominicais? Isso é uma coisa a se pensar", disse à revista "Marie Claire".
Pressionada por Silvio Santos para aumentar a audiência do seu programa, a loira disse que a diferença salarial foi outro ato de machismo com o qual se deparou ao longo da carreira. "Trabalhei por muitos anos como apresentadora e tive colegas homens que com menos tempo de trabalho ganhavam mais do que eu. Isso numa relativa igualdade de sucesso. Preconceito existe, sim, com certeza", afirmou a namorada do diretor Adriano Ricco, com quem trocou beijos ao lançar loja virtual em São Paulo.
Embora não se considere feminista, Eliana comentou sua indignação sobre casos de abuso sexual e contou que isso a impulsionou a liderar um projeto pelo direito das mulheres: "Fui ficando angustiada. Como uma mulher num programa aos domingos pensei ter uma certa obrigação de ser um veículo facilitador de informação e conscientização. Não poderia ficar calada. Não bastava falar dentro de casa, com as amigas. Essa indignação me fez ir à TV. Minha luta é a favor das mulheres e não contra os homens".
Artista transfere valores para filho: 'Plantando a sementinha do bem'
Durante a entrevista, Eliana, realizada como mãe após nascimento do filho, Arthur, que completou 5 anos em agosto, garantiu que passa seus valores para o herdeiro. "Ele ainda é muito pequeno, mas a gente vai plantando a sementinha do bem. Digo para não empurrar uma menina, para ser gentil, coisas simples. Mas criança, no final das contas, aprende com nossos exemplos, não exatamente com o que a gente fala".
(Por Patrícia Dias)