A dieta crudívora é a cara do verão! O cardápio é restrito a alimentos frescos e naturais, combinando perfeitamente com as altas temperaturas, né? Por isso, nada melhor do que aproveitar a estação de calor para dar start neste plano alimentar, que já foi aderido por famosas como Mayra Cardi e a dupla Maiara & Maraisa. O Purepeople listou algumas dicas para quem quer aderir ao projeto para emagrecer com saúde, mas não esqueça de consultar um nutricionista ou nutrólogo antes de começar, ok? Confira mais dicas de beleza no verão no site !
Mais do que emagrecer, a dieta crudívora propõe um novo estilo de vida, diferente da Sirtfood. O plano alimentar, na verdade, visa um cardápio mais saudável, dando preferência para itens sem gordura e frescos. A ideia é consumir comidas 100% naturais, ricas em fibras e cruas. Mantendo a identidade do produto, é permitido aquecer os alimentos em até 40º₢, garantindo o frescor ideal para o verão. A partir disso, corte os industrializados e aposte em frutas, legumes e mais!
Comer apenas alimentos crudívoros pode ser benéfico para a saúde. A dieta ajuda a reduzir o índice de gordura corporal, aumentar a energia, melhorar a digestão, auxiliar na perda de peso e diminuir o colesterol e a glicose no sangue. Além disso, os produtos são ricos de substâncias antioxidantes, prevenindo o envelhecimento precoce.
Evite seguir a dieta crudívora por muito tempo, ok? Apesar dos benefícios, o lado negativo deste projeto alimentar é a falta de algumas vitaminas essenciais para o corpo a longo prazo. Com o tempo, a restrição pode ocasionar falta de ferro, vitamina B12, cálcio e proteínas, além de erosão dos dentes e irregularidades no ciclo menstrual. Consulte sempre um médico, ok?
Esqueça alimentos industrializados e foque em tudo o que é natural como frutas, legumes, tubérculos, sementes, verduras, cogumelos, grãos, aveia, linhaça, trigo, mel, peixe e leite sem ser pasteurizado. A variedade de grupos de alimentos é bem grande, por isso não há uma definição exata. Mas, caso esteja na dúvida, invista em itens que possam ser consumidos sem passar pelo cozimento.
O segredo para seguir a dieta dos alimentos vivos é diversificar o cardápio! Pesquise e descubra formas diferentes de inserir os crudívoros no dia a dia. Lembre-se: estamos falando de uma reeducação e um novo estilo de vida saudável. O café da manhã e lanche da tarde, por exemplo, pode ser formato por leites vegetais, castanhas, frutas, vitaminas e sucos, incluindo, o verde. Já o almoço e jantar deve contar com muita salada, legumes, sopas e entre outros. Bateu a vontade do doce? Aposte em um mousse de fruta, usando leite de coco no preparo! A ideia é sentir o verdadeiro sabor dos alimentos.
(Por Ana Clara Xavier)