Ceia de Natal é uma tentação: petiscos, entrada, jantar, sobremesa e bebidas alcoólicas são os clássicos que preocupam muita gente que está na luta com a balança. Neste ano, o Natal e o Réveillon serão celebrados de forma diferente, uma vez que não conseguiremos fazer grandes festas. Mas quem não abre mão da ceia e vai reunir um grupo pequeno de familiares, o questionamento sobre o que comer e beber nas festas costuma aumentar - especialmente para quem é adepto a dietas com alimentação restritiva, como low carb, proteína ou cetogênica.
Mas se você exagerar, tudo bem! Em entrevista ao Purepeople, a nutricionista Camila Rodrigues explica como eliminar as toxinas no corpo e responde a questão: é melhor fazer um detox antes ou depois da ceia? Confira!
Chá verde, gengibre, alho e limão são algumas opções para quem quer reduzir as toxinas do corpo e se preparar para as festas de fim de ano, ensina a profissional.
Já que o objetivo é eliminar substâncias nocivas ao organismo, a dica de Camila é apostar em grupos de alimentos ricos em fibras, minerais e vitaminas como couve, repolho e couve-flor - os chamados vegetais crucíferos.
Além disso, uma boa é incluir na alimentação limão e chás feitos com ervas que ajudam na limpeza hepática, como dente-de-leão e silimarina.
"Talvez o detox faça a pessoa chegar à noite de Natal mais equilibrada e, assim, ela conseguirá fazer escolhas mais conscientes", avalia a profissional. Segundo Camila, o ideal é dar preferência a alimentos mais leves e "comida de verdade" na semana anterior à festa e na própria véspera de Natal.
"Frutas, vegetais, suco verde (que tem valiosas propriedades antioxidantes) e chás são sempre bem-vindos", exemplifica. Essas opções são pouco calóricas e ricas em fibras, vitaminas e fitoquímicos de acordo com a nutricionista: "Irão ajudar no equilíbrio".
Pode até parecer óbvio para algumas pessoas, mas vale repetir: beber bastante água é o primeiro passo para se recuperar depois de uma noite de excessos - seja de bebida, comida ou os dois. "Atividades físicas que façam transpirar e sauna são estratégias que também podem ajudar", afirma a profissional.
Em relação à alimentação, a profissional recomenda seguir uma típica dieta detox com chá verde, gengibre e outras substâncias que ajudam a eliminar impurezas do organismo.
Há quem acredite que seja melhor fazer uma detoxificação no corpo antes da Ceia de Natal, mas Camila afirma que tudo vai depender da quantidade consumida durante a ocasião.
"Se você é daquelas pessoas que acaba exagerando, principalmente em relação a açúcar e bebidas alcoólicas, minha sugestão é programar um detox no pós-ceia", aconselha.
(Por Bruna Vilar)