A retenção de líquidos te incomoda no dia a dia?! Aquela sensação de inchaço pode ter diferentes fatores, mas a sua alimentação é uma aliada para combatê-la. Quer saber como? A seguir, a nutricionista Mariana Nacif conta dicas de alimentos para incluir em sua dieta e também alguns hábitos que podem te ajudar nessa questão.
"O ponto principal é manter a ingestão de água adequada. Uma dica legal para aumentar o potencial da água na ação diurética e ainda estimular a ingestão para pessoas que ainda não tem esse hábito é fazer águas saborizadas", conta.
A expert dá alguns truques para ter esse hábito: "Adicione limão espremido e/ou fatiado na água, gengibre ralado/fatiado, fatias de laranja, pedaços de morango. Faça uma jarra grande e vá bebendo ao longo do dia".
Água: "Por mais simples que possa parecer a água é um componente fundamental para combater a retenção hídrica. Calcule a quantidade ideal para você: 35ml X seu peso = mínimo de água que deve ser consumida por dia".
Legumes e frutas: "Pelo menos 2 porções de cada ao longo do dia, esse alimentos são fontes de fibras, essas ajudam na constipação que por sua vez ajudam também na sensação de inchaço abdominal, e ainda são ricas em antioxidantes que ajudam a desinflamar o corpo, melhorando a retenção".
Suco de limão ou limonada suíça sem açúcar: "Podem ajudar também por serem ricos em potássio e possuem efeito diurético. Uma sugestão é usar adoçantes naturais caso não consiga consumir de modo natural".
Melancia, melão, abacaxi, pepino e manjericão: "Eles também possuem ação diurética, ajudando o corpo a eliminar o excesso de líquidos".
"Além disso é muito importante saber o que evitar para diminuir a retenção, alimentos industrializados costumam conter muito sódio, com isso aumentamos a retenção, um exemplo muito comum são refrigerantes zero, diet ou light, por terem pouca caloria as pessoas exageram em seu consumo, mas o que elas não sabem é que esses refrigerantes carregam", explica a nutricionista.
Mariana ainda faz um alerta sobre o consumo de congelados. "Eles também são ricos em sódio e devem ser evitados, assim como embutidos, salsicha, presunto, peito de peru e todos os alimentos dessa categoria carregam muito sódio com eles e contribuem para a retenção de líquidos".
Apesar de os chás são tidos como importantes para quem quer eliminar medidas e reduzir o inchaço, a nutricionista chama atenção para um ponto importante.
"Essa questão do chá é interessante, eles podem ser aliados ou inimigos. Então, muito cuidado! Nosso corpo tem um mecanismo super inteligente, se ele percebe que estamos eliminando água em excesso ele pode começar a reter líquido", aponta.
"Como isso se aplica com o chá? Pessoas que já tem tendência a reter líquido, não bebem água, consomem alimentos ricos em sódio e só usam o chá como forma de driblar essa retenção podem reter mais líquido ainda por causa desse mecanismo. Por isso, para fazer do chá seu aliado esteja certa que sua ingestão de água está correta.", afirma Mariana.
Ela também lista os chás que podem te ajudar nessa missão: "Cavalinha, dente de leão, chá verde, hibisco, cabelo de milho e casca de abacaxi. Mas atenção: antes de consumir qualquer um desses chás consulte um profissional e não ultrapasse 1 col de sopa de erva por dia. Contraindicações: grávidas e lactantes", finaliza.