Retocar a maquiagem durante o dia exige um pouquinho de atenção. É que os produtos serão aplicados por cima de uma make já feita, em vez da pele limpa, o que demanda mais cuidado para garantir um resultado natural, sem aquele efeito craquelado, envelhecido ou pesado demais. A gente garante que você não precisa remover toda a make e nem estragar a parte do look que está intacta - o que é importa é dar um upgrade nas áreas que estão mais oleosas ou borradinhas. Vem com a gente:
Lencinhos antioleosidade podem ser uma boa pedida para retirar o brilho do rosto antes de retocar qualquer produto de make. Eles podem ser encontrados em papel ou em plástico superabsorvente, e para usar, basta deslizá-los sobre o rosto que a oleosidade vai se fixar no lencinho.
Um pó compacto do tom da sua pele ou um pó translúcido, que é neutro e se encaixa em qualquer tom de pele, é essencial para retirar aquele brilho excessivo da pele no meio ou no fim do dia. Ele pode ser aplicado com um pincel fofinho ou com uma esponja na zona "T", ou seja, testa, nariz e queixo, que costumam ficar mais oleosas, e nas olheiras.
Você não precisa aplicar mais uma camada de base para retocar a maquiagem, já que ela pode craquelar por cima da primeira e acabar deixando um aspecto fake e pesado ao rosto. A dica é usar o corretivo para retocar áreas como olheiras e imperfeições como marquinhas de espinha, que costumam ficar mais aparentes ao longo do dia.
Além de serem mais práticas para carregar no nécessaire, as esponjinhas deixam um aspecto mais natural à pele, seja na aplicação da base, do protetor solar ou do corretivo. Aposte nelas para retocar o corretivo nas olheiras ou retocar a base em algumas áreas.
Se surgiu um happy hour ou uma reunião de última hora e você precisa fazer uma make mais elaborada, nossa dica é esfumar uma sombra marrom nas pálpebras até o côncavo. A sombra marrom é curinga porque harmoniza com qualquer tom de pele, é curinga para qualquer ocasião e deixa seu olhar marcado de forma elegante.
Uma forma rápida de retocar o batom ao longo do dia é apostar em versões práticas, que não demandam tanta habilidade para aplicar e que não borrem fácil - ou, se borrarem, que sejam mais fáceis de limpar. Os lip balms e os batons cremosos em tons de nude ou um escuro que você já está acostuma a usar podem ser boas opções.
O iluminador também pode ser usado no retoque da make ao longo do dia, mas com moderação. É que ele consegue dar um toque fresh à pele, fazendo com que a make fique com cara de nova, mas se você aplicar errado, pode ser que ele entregue um efeito de oleosidade à pele. Nossa dica é aplicar o iluminador apenas nas têmporas, para dar um glow saudável ao rosto.
(Por Beatriz Doblas)