O mercado de beleza para quem tem a pele oleosa e com acne é enorme: há sabonetes que equilibram a oleosidade e óleos que prometem deixar a pele mais sequinha, como o óleo de melaleuca. Mas, além desses tratamentos, evitar que a pele fique oleosa e com brilho também depende dos hábitos praticados na rotina de beleza, como a forma de levar o rosto, o uso do protetor solar correto, a forma de remover a maquiagem e até a quantidade de vezes que você toca o rosto. Confira as dicas e aprenda a manter a pele sequinha!
Sabia que a temperatura da água interfere, e muito, na aparência da pele ao longo do dia? "A pele oleosa deve ser limpa com água fria para não ativar muito a ação das glândulas sebáceas", explicou a dermatologista Renata Ayd. Na hora de escolher o sabonete, ela aconselha os adstringentes, que têm um maior poder de limpeza. "Os sabonetes adstringentes podem ser líquidos, em espuma ou em barra".
Outra estratégia para amenizar a oleosidade da pele é evitar colocar a mão no rosto ou cutucar aquela acne ou cravinho que apareceu. Segundo a dermatologista, esses hábitos podem piorar o brilho do rosto. "Manusear a área de glândulas sebáceas faz com que elas sejam estimuladas a produzir mais sebo".
Além de lavar o rosto com água fria logo no início do dia, a dermatologista indica o uso dos cremes que agem como primer antes de fazer a maquiagem. "Há vários cremes que ajudam a controlar a produção do óleo na pele e outros que absorvem essa secreção que já foi produzida. São chamados de primer, mas também podem fazer parte de outros produtos como filtros solares e bases de maquiagem", explica a especialista.
Sua pele ficou oleosa demais ao longo do dia? A dermatologista conta seu truque preferido. "O protetor solar em pó compacto é meu segredo para absorver a oleosidade durante o dia sem ter que reiniciar a maquiagem!", conta. Na falta dele, o pó compacto tradicional ou translúcido também ajuda!
Protetor solar é indispensável todos os dias, até mesmo fora da praia ou da piscina! Para a pele oleosa, a dica da especialista é procurar por produtos que sejam oil free, que são livres de óleo, além de séruns, que são cremes com uma textura mais fina e fluida e gel-creme, que são uma mistura desses dois. "Deixam a pele mais seca embora não fique com aquele aspecto de farelo soltando. Existem texturas novas, como o líquido que vira pó depois de aplicado na pele! Os pós compactos são também uma excelente opção".
Demaquilante bifásico é uma mão na roda na hora de remover a maquiagem, já que a misturinha de água e óleo consegue tirar a make mais rápido. No entanto, a dica é preferir produtos com fórmulas oil-free, para não piorar a oleosidade do rosto. "A maquiagem deve ser removida com demaquilante livre de óleo e, de preferência, que tenha ação no controle da secreção sebácea. As águas micelares também são ótimas opções".
Se você tem a pele oleosa com tendência à acne, a dica é ter sempre à mão secativos específicos para amenizar qualquer inflamação indesejada. "Há produtos secativos específicos para lesões mais irritadas. Na falta destes, lavar bem o local e colocar gelo para diminuir a reação inflamatória. Nunca colocar substâncias cáusticas que podem causar manchas na pele, como a pasta de dentes", alerta.
(Por Beatriz Doblas)