A maquiagem é uma grande aliada das mulheres, e além de aprender técnicas para realçar os olhos, fazer uma boa preparação de pele ou ficar de olho em truques para alongar ou curvar os cílios, vale ficar atenta a técnicas que ajudam a rejuvenescer o look! Para não deixar que o corretivo ou o lápis de olho se transformem em inimigos na hora de se maquiar, o Purepeople listou 5 erros de make que envelhecem o rosto para você corrigir já!
Usar o corretivo abaixo dos olhos para disfarçar as olheiras pode causar um efeito de rosto envelhecido se você errar o tom ou exagerar na aplicação! Para cobrir a área escura, o tom do produto precisa ser o mesmo de sua pele, ou levemente amarelado, para neutralizar a pele escurecida: por isso, se você costuma usar um corretivo mais claro para iluminar a área ou aplica o produto em grande quantidade, o efeito pode ficar pesado e deixar o olhar com aparência cansada.
Carregar na base de make também pode criar um efeito de pele envelhecida por vários motivos. O excesso de produto pode se acumular entre pequenas marquinhas na pele e acentuar ainda mais as linhas de expressão do rosto. Ao longo do dia, a base também pode craquelar, fazendo com que o produto esfarele e sua make vá por água abaixo. A dica é fazer apenas uma camada de base com o pincel correto e, se precisar esconder imperfeições do rosto, aposte no corretivo.
Outro errinho que pode causar aparência envelhecida no look é aplicar o pó compacto no rosto inteiro. O produto, que é feito para selar a base e o corretivo e uniformizar o tom de pele, também pode acentuar ainda mais as linhas de expressão e deixar o rosto muito opaco, o que tira aquele brilho natural da pele, sabe? A dica é aplicar o pó compacto com um pincel grande e fofo apenas nas partes mais oleosas do rosto, que costumam ser testa, nariz e queixo.
Um detalhe que não chega a ser um erro, mas que pode dar impressão de look envelhecido é usar lápis preto na linha d'água dos olhos, principalmente na make do dia a dia. A cor pode entregar um efeito pesado ao olhar, além de dar ilusão de olhos menores e menos iluminados. A dica é dar preferência ao lápis marrom, que define o olhar de forma mais suave.
Um erro de make que pode deixar o rosto pálido e sem vivacidade é deixar o blush de lado! O produto, que serve para garantir um toque corado ao look, pode ser usado em todos os tons de pele para realçar as têmporas e entregar aquele glow natural e até bronzeado à pele.
(Por Beatriz Doblas)