Apesar de a maquiagem ser uma grande aliada na hora de disfarçar as olheiras, há quem prefira investir em tratamentos que mandem embora o aspecto escuro abaixo dos olhos. Para te ajudar a entender o que são as olheiras e como melhorar o aspecto delas, o Purepeople conversou com a dermatologista Fernanda Casagrande e com o cirurgião plástico Marcelo Moreira, já que para cada tipo de olheira, há uma causa e um tratamento específico. Segundo os especialistas, existem, pelo menos, 4 tipos: a vascular, que tem um aspecto arroxeado; a melânica, que tem uma cor acastanhada; a anatômica, que forma uma pequena depressão e um afundamento na região abaixo dos olhos; e a olheira mista, que é uma junção das três primeiras.
Apesar de cansaço e noites mal dormidas serem os motivos mais comuns para as olheiras, eles não são os únicos. A olheira vascular, segundo a dermatologista, é aquela em que o aspecto varia durante o dia, conforme a dilatação dos vasos sanguíneos. "É formada por uma concentração e dilatação vascular. Varia de roxo claro a roxo escuro", explica. Já a olheira melânica é fixa, já que concentra melanina na região. "Tem uma coloração que pode variar de castanho claro até marrom escuro". A olheira anatômica, segundo a especialista, é como se fosse uma depressão abaixo dos olhos. "É bem evidente quando olhamos de frente para o espelho, pois a luz incidindo de cima acaba formando uma sombra nesta depressão, dando aspecto ainda pior para a olheira.
Segundo o cirurgião, as olheiras com tom acastanhado podem ser tratadas com uma combinação de Peeling de cristal, máscaras clareadoras com ácido kójico e cremes clareadores, enquanto as olheiras avermelhadas podem ser amenizadas com luz pulsada. Outra opção é o laser de CO2. "Ele remove a camada externa da pele danificada e promove o desenvolvimento de novo colágeno na derme e epiderme. Na área dos olhos, ele causa uma retração da pele, agindo sobre uma discreta flacidez palpebral, melhorando olheiras com bolsas", explica. Outra opção é a cirurgia de blefaroplastia. "Para corrigir imperfeições provocadas pela flacidez e redundância cutânea, também devido à falta de tônus dos músculos palpebrais e por presença de bolsas palpebrais herniadas", indica o especialista. Já o preenchimento com ácido hialurônico é indicado para pessoas com olhos mais profundos.
Para melhorar o aspecto das olheiras em casa, os dois especialistas indicam compressas com água gelada, além da água boricada à noite, antes de dormir, para diminuir o edema roxo da pele. "Existem cremes que podem clarear a pele da região, outros podem fazer uma discreta vasoconstrição e melhorar os dois fatores: vascular e melânico", explica a dermatologista Fernanda. "Além disso, dormir cerca de 8 horas por dia, não fumar e realizar sessões drenagem linfática facial são fatores que também ajudam", recomenda o cirurgião.
(Por Beatriz Doblas)