Para quem faz depilação a cera o ano inteiro, no verão, os cuidados com a pele antes do procedimento precisam ser frequentes. É que a exposição solar - mesmo fora da praia e da piscina - e a transpiração podem aumentar as chances manchas de sol e encravamento dos pelos. As 7 dicas abaixo são simples de ser adotadas na rotina de beleza e fazem toda a diferença para o resultado final da pele lisinha. Confira!
A especialista explica que não é preciso aplicar creme hidratante no dia da depilação, porque o produto pode interferir na aderência da cera. No entanto, manter a pele hidratada dias antes é essencial para permitir que os pelos saiam com mais facilidade, impedindo o risco de encravamento. "Faça a hidratação até um dia antes da depilação e espere mais 24 horas para nutrir a pele novamente", explica.
Para evitar manchas de sol, o indicado é evitar tomar sol 48 horas antes e depois do processo. É que a pele bronzeada fica mais sensível e ainda mais fragilizada em contato com a cera, abrindo espaço para queimaduras e vermelhidão. A dica é aplicar protetor solar nas pernas logo após o procedimento.
Uma dica para tornar a depilação menos agressiva para a pele e evitar a contaminação bacteriana é tomar uma ducha fria aproximadamente duas horas antes. "O suor deixa a pele mais vulnerável a infecção e áreas do corpo como a pélvis, por exemplo, são normalmente mais quentes e úmidas, o que incide em uma propensão maior de inflamação", explica Regina.
Outra dica da expert é fazer uma esfoliação leve na área a ser depilada dois dias antes do procedimento. "A esfoliação remove as células mortas da camada córnea da pele, o que impede a proliferação de bactérias e fungos. Esses agentes são responsáveis por grande parte dos problemas pós-depilação", explica.
Se você usa creme ou ácidos para o tratamento de estrias, flacidez ou celulite, como os produtos à base de retinol, por exemplo, suspensa seu uso uma semana antes da depilação. "O ideal é esperar o mesmo período para retomar o uso. Produtos a base de álcool também devem ser evitados no pré e pós-depilação".
A roupa que você usa na hora de fazer a depilação também deve ser pensada antes! É que peças apertadas facilitam o encravamento do pelo por conta do atrito constante com a pele. "A propensão do risco é ainda maior na virilha e nas coxas, sendo mais comum em mulheres que praticam esportes e atividades físicas", explica Regina.
(Por Beatriz Doblas)