Apesar de algumas mulheres estarem desconsiderando a depilação, muitas ainda se rendem ao procedimento estético, mas poucas são as que realmente sabem como cuidar da pele antes e depois da retirada dos pelos. Entre diversos mitos e verdades, o Purepeople preparou um manual para quem quer manter o maior órgão do corpo humano saudável e não precisar correr o risco de ficar com a pele flácida, consequência provocada pela utilização da cera. Em entrevista para o site, o dermatologista Damiê De Villa revela quais são os cuidados que devem ser incluídos na rotina de beleza para não deixar o órgão desprotegido. "Após depilação é comum a pele ficar sensibilizada pelo procedimento. Para ajudar nesse processo, podemos tomar alguns cuidados", aponta o especialista do Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa de Gramado.
Quem acredita que só é necessário se dedicar à área onde os pelos foram removidos após o tratamento, está enganada! As responsabilidades com a pele deveriam fazer parte do primeiro passo para iniciar o método. "Sempre antes de qualquer procedimento de depilação devemos fazer uma boa assepsia da pele", revela o profissional ao citar uma prática comum na medicina. A assepsia é um conjunto de procedimentos voltados para a limpeza e higiene, diminuindo a possibilidade de germes invadirem o organismo. "Deve-se lembrar que a depilação realiza traumas na pele que facilitam a entrada de bactérias e, por isso, a importância de fazermos uma boa assepsia como citado anteriormente", esclarece o médico voltado para estudos de doenças de pele, cabelos, unhas e mucosas. Para da início aos cuidados, Damiê De Villa recomenda: "Também é importante a pele estar hidratada para todos os tipos de depilação, principalmente as que agridem a pele como a com cera e lâmina."
Com a tecnologia, novos formatos de remover o pelo estão chegando no mercado como é o caso da depilação robótica. Quando é realizado procedimentos feitos com laser, os cuidados com a pele precisam ser redobrados. "Nas depilações com laser, depilação robótica e fotodepilação, é importante que se evite a exposição ao sol e que sejam seguidas as recomendações do seu médico", sugere o especialista ao declarar: "Em alguns casos, com orientação do seu médico dermatologista, é indicado utilizar cremes e loções com antibiótico."
(Por Fernanda Casagrande)