Enquanto muitas mulheres estão correndo atrás de hábitos e dicas para emagrecer de forma saudável para o verão, outras estão focadas em manter a depilação em dia. Assim como existem momentos específicos para apostar na cera fria ou quente, algumas partes do corpo exigem um tipo de retirada de pelo diferente. A depilação no buço, penugem na região em cima do lábio superior, exige um cuidado maior e deve ser feita com um método menos agressivo. Em entrevista para o Purepeople, a depiladora Sheila Maria da Silva esclarece qual é a melhor técnica para não ter que lidar com certos problemas, além de desmistificar certos boatos que envolvem a retirada do pelo nessa parte do corpo.
Depilar o buço com cera não é o mais adequado. Além de ser o tipo de depilação mais propício para deixar pelos encravados, o uso desse material para retirar os fios é considerado de grande impacto para a pele, além de estar cercado de boatos que intimidam muitas mulheres de aderirem à técnica. "A melhor maneira de depilar o buço é com linha ou a laser", declara a especialista do Werner Maison, citando uma prática feita com material de alta tecnologia, ao justificar: "São métodos mais indicados por serem menos traumático para a região."
Independente do material utilizado para a retirada dos pelos, alguns cuidados recomendados por dermatologistas são essenciais após a prática e não seria diferente com a depilação do buço. Para quem acredita que essa parte do corpo pode ficar mais escura quando se utiliza cera para retirar os pelos, Sheila aponta que nesses casos a depilação não foi feita de maneira correta. "Não escurece se for feito da maneira correta", declara a depiladora ao sugerir alguns hábitos que podem solucionar o problema: "Depende dos cuidados da cliente também. É aconselhado limpar o local e esfoliar antes da depilação, suspender o uso de ácidos com álcool, além de usar sempre protetor solar." Outro mito que ronda a depilação do buço é fazer a retirada dos pelos com laser. Por ser no rosto, região mais aparente do corpo humano, muitas mulheres ficam com medo de aderir o procedimento estético, mas a especialista tranquiliza: "Não, pelo contrário! A depilação é laser é muito indicada inclusive."
(por Fernanda Casagrande)