Day Mesquita encarou a mudança que considera a mais radical no seu visual para viver a prostituta Angélica, protagonista da novela "Amor sem Igual", que a Record estreia em dezembro. Para isso, a atriz precisou pintar o cabelo de ruivo pela primeira vez. "Estou adorando me ver ruiva. Gosto muito de mudar o visual para cada trabalho, acho que isso ajuda muito na composição e criação da personagem", avalia em entrevista ao Purepeople. "Na maioria das vezes, passava por mudanças menores de visual, o que diferenciava mais era o figurino, a época e a personalidade", completa. O novo folhetim de Cristiane Fridmann vai substituir "Topíssima ", cujos capítulos finais estão envolvidos no assassinato misterioso de Lara (Cristiana Oliveira), e terá Rafael Sardão como mocinho da história.
Já vista em "Jesus", na qual foi Maria Madalena, além das duas partes do filme "Nada a Perder", onde deu vida à mulher do bispo Edir Macedo, a natural de Telêmaco Borba (Paraná) passou por um laboratório intenso para viver a sua primeira protagonista na emissora paulista. "Pesquisei e vi entrevistas com garotas de programas. Assisti a alguns filmes como referências. Enfim, tudo que assisti, li e pesquisei ajudou muito a entender esse universo", explica citando clássicos como "Uma Linda Mulher" e "A Proposta". "Além disso, os ensaios e leituras vão trazendo também elementos que ajudam a compor a personagem", completa. Na nova novela da autora de sucessos como "Chamas da Vida" (2008), Day vai atuar ao lado de nomes como Sthefany Brito, Juliana Lohmann, Bárbara França, Gabriel Gracindo e Paulo Figueiredo.
A atriz adianta que a Poderosa, codinome pelo qual Angélica é conhecida, tem uma visão limitada: "A Poderosa só enxerga essa forma de sobreviver, de se sustentar". "Aos poucos, o público vai entender os traumas que foram criados nela ao descobrir alguns acontecimentos da sua infância", antecipa, se recusando a julgar sua personagem pela maneira que vive. "Busco não ter uma visão de julgamento dela. Algumas pessoas criam uma casca depois de muito sofrimento e é esse o caso da Angélica. Ela esconde a Angélica dela mesma, só enxerga a Poderosa que existe nela. Foi uma forma que criou para se proteger", indica, praticamente tendo a mesma opinião que Camila Mayrink, intérprete da prostituta Joana na novela "Jezabel" (2019). Day conta ainda que por conta do horário de exibição (a princípio às 19h45, mas pode haver mudança na grade da emissora), as cenas de sexo serão abordadas de "forma leve e implícita". E nega qualquer problema de dar vida a uma personagem mais sexy na TV. "Já fiz no teatro personagens sensuais e não tenho problemas. Quando interpreto me sinto protegida por ela. É ela quem está em cena", frisa.
Além do cabelo ruivo, o novo shape de Day também compor o visual diferente da atriz para a novela. "Não existiu qualquer pedido (da emissora) para ganhar ou perder massa muscular, mas eu mesma achei que combinaria com a Angélica ter o corpo um pouco mais seco, mas sem perder massa magra", conta a paranaense. Há dois anos encarando um processo de reeducação alimentar com a orientação da nutróloga Patricia Moll, se mostra satisfeita com os resultados. "Nesse momento adequamos um pouco para alcançar o que queria: secar mais, perder um pouco das medidas e peso, mas mantendo a qualidade da estrutura corporal com massa magra", explica.
E Day admite dificuldade para cortar um determinado item do cardápio. "Doces. Corto pizza, pão, massa, mas chocolate, sorvete e doces em geral sempre foram meu ponto fraco", aponta. "Atualmente faço escolhas mais saudáveis, dá para saciar a vontade com opções sem açúcar ou que sejam naturais e isso ajuda muito", garante. Ao mesmo tempo, conta com a ajuda do personal trainer Beto Abrahão. "Dei uma reforçada nos treinos de academia. Intercalo aulas de running, muay thai, yoga e treinos funcionais", enumera.
(Por Guilherme Guidorizzi)