Daniel Alves está preso na penitenciária de Brians 1, na Espanha, local onde ficam aqueles que estão em provisória. O jogador foi detido após prestar depoimento no caso de assédio sexual de uma jovem de 23 anos, em uma boate no país.
[Nota editorial: os trechos a seguir podem conter gatilhos para pessoas que foram vítimas de assédio ou abuso sexual].
Daniel Alves é acusado de agredir e estuprar uma jovem em um banheiro de uma balada na Espanha, na noite do dia 31 de dezembro. Inicialmente, o jogador havia dito que não conhecia a vítima. Após saber que havia provas contra ele, o atleta mudou de discurso e assumiu que fez sexo com a jovem, porém consensual.
Daniel foi preso após prestar depoimento pois havia o risco dele sair do país. Atualmente, o jogador morava no México e atuava pelo Pumas, porém ele foi demitido por justa causa após a prisão.
Segundo a imprensa internacional, Daniel Alves está abalado e quase não comeu na prisão. O jogador recebeu visitas de médicos e psicólogos e, aparentemente, está calmo e quieto.
Daniel Alves também não fez a ligação que tem direito, pois não lembra de cor nenhum número de familiar ou pessoa próxima. As informações são do jornal espanhol "La Vanguardia". Nas redes sociais, Joana Sanz, mulher do jogador, desabafou após a prisão do marido.
Daniel Alves ficará preso até o dia do julgamento, ainda sem data marcada. A prisão pode durar vários meses.