A pele negra é forte, poderosa e firme! As pessoas abençoadas por esta etnia possuem uma menor propensão a rugas e flacidez, retardando os sinais do envelhecimento. Ao mesmo tempo, melasma, oleosidade e ressecamento são algumas queixas comuns dos pacientes. Sendo assim, o Purepeople listou alguns cuidados e tratamentos que podem potencializar o skincare. Confira e não esqueça de consultar o seu médico antes de realizar qualquer procedimento!
A pele negra possui uma quantidade elevada de melanina, o que significa uma maior resistência à ação dos raios UVA e UVB. Mas o uso do protetor solar deve ser mantido, afinal, ela tende a perder mais água e descamar, além do surgimento de manchas. Opte por filtros oil-free para evitar o aumento da oleosidade.
Pacientes com pele negra costumam se queixar da oleosidade na pele e, para isso, sabonetes e tônicos de limpeza são grandes aliados. Para minimizar a sensação, use máscaras ricas em argila e carvão. Quem acne e manchas acneicas por apostar em tratamentos como Alta frequência (HF Ibramed) Laser de baixa potência (Antares).
A pele negra costuma ter diferentes texturas no rosto e corpo, sendo mais oleoso no primeiro e seco no segundo. Por isso é indispensável o uso de hidratantes específicos para cada região. Aposte em cremes faciais livres de óleo para potencializar os cuidados; e aplique hidrantes poderosos no shape. Lembre-se, a oleosidade não é sinônimo de hidratação!
Devido a concentração de melanina, as manchas, o melasma e a hiperpigmentação pós-inflamatória (marcas em locais que sofreram uma lesão como acne ou picada de inseto) são comuns neste tipo de pele. Para minimizar este efeito, combine o protetor solar com aplicação de Vitamina C, antioxidante que suaviza e clareia.
A pele negra tem tendência a foliculite, já que o pelo tem dificuldade de sair do folículo o que causa a inflamação. A depilação a laser pode ser uma solução, mas procure um profissional de qualidade para evitar manchas.
A cicatrização na pele negra pode causar queloide, ou seja, uma cicatriz aparente causada pelo crescimento anormal de tecido cicatricial no local do corte. Peeling de cristal e diamante e Radiofrequência podem suavizar esse aspecto na pele. De quebra, as duas ainda continuem para o rejuvenescimento facial.
A pele negra é superfirme e elástica, tendo uma menor propensão para rugas e flacidez. Porém vale investir em tratamentos para estimular a produção de colágeno quando começar a sentir os sinais da idade. A Carboxiterapia, por exemplo, é um método que consiste na inserção de uma agulha com gás carbônico. O aumento do CO² estimula o metabolismo, a circulação e a produção de colágeno.
(Por Ana Clara Xavier)