O protetor solar precisa fazer parte da sua rotina de skincare. Afinal, o produto funciona como uma camada de proteção para impedir que grande parte dos raios solares penetrem na pele. Mas o que isso significa? A diminuição dos riscos de envelhecimento por conta desses raios. Tudo de bom, né? Por isso o Purepeople conversou com a dermatologista Gabriela Munhoz que esclareceu algumas dúvidas do seu dia a dia. Confira as dicas!
Seja para o corpo ou para o rosto, o ideal é aplicar o filtro solar de uma forma que você consiga ver essa camada de protetor. "Quem usa, por exemplo, filtro com cor, vai conseguir enxergar essa camada na pele. Ou seja, tem que caprichar na aplicação", destaca Gabriela Munhoz.
Quanto maior o número do FPS maior será a garantia de que você está protegida. "Acima de 30 já está maravilhoso. Sabemos que as pessoas não aplicam a quantidade de produto suficiente. Se o filtro for 30, mal aplicado ele pode virar 10. Por isso que quanto mais alto o fator de proteção, melhor será a garantia", explica.
De acordo com a dermatologista, até mesmo quem trabalha em escritório precisa passar o protetor solar na face. "Se não houver exposição direta ao sol, pode aplicar pela manhã e depois do almoço. Caso contrário, o ideal é passar de 2 em 2 horas ou após mergulhar na piscina ou na praia", detalha a doutora. Na hora de retocar, vale investir em filtros em pó para não estragar a make, ok?
A aplicação de protetor solar no corpo varia de caso para caso, mas não existe uma obrigação. "Quem trabalha em uma ambiente fechado só precisa passar se tiver um histórico de melanoma ou for um paciente de risco", avisa.
Se você não for muito fã de aplicar o protetor, pode comemorar porque o uso dele é dispensável quando se está em casa. "Só quem tiver melasma ou ficar em um ambiente exposto ao sol, como a varanda", destaca a dermato.
Quem trabalha na frente do computador durante o home office não precisa se preocupar em passar o protetor solar. "Há muitas pesquisas sobre isso no mercado, mas, por enquanto, somente quem tem melasma para não manchar a pele. Porém, para manchar, a pessoa teria que passar muito tempo se expondo. Mas se você tem mancha e quer prevenir o envelhecimento, pode aplica. Não tem problema", aponta Gabriela Munhoz.
Usar o mesmo protetor solar do corpo no rosto não é o mais indicado. "O ideal é usar sempre um protetor no rosto indicado para o seu tipo de pele, se é oleosa ou seca, por exemplo", declara.
Lembre-se sempre que a make deve vir depois do skincare, por isso o hidratante e o protetor sempre vem antes. "O importante é passar! O ideal é aplicar antes da maquiagem, porque depois pode borrar tudo. Porém não tem problema", avisa.
Alguns filtros, por serem mais resistentes à água, aderem mais na pele, por isso é preciso tomar um cuidado. "Usar um demaquilante ou uma água micelar é a melhor maneira de limpar o rosto. Passe um algodão com um bom produto para tirar o resíduo da pele", descreve dermatologista Gabriela Munhoz.
(Por Ana Clara Xavier)