Cacheado, liso, crespo, ondulado, com ou sem química. Seja qual for o seu tipo de cabelo, os cuidados mudam de acordo com cada estação: no inverno, com climas mais secos, é fundamental dar uma atenção à perda da oleosidade natural, diferentemente do verão, que tem efeito contrário nesse quesito. Em entrevista ao Purepeople, a cabeleireira Daniela Albuquerque e o cabeleireiro Sergio Werner revelam quais são os tratamentos essenciais para a época fria e quais são os cuidados especiais para quem tem os fios compostos por colorações.
As cacheadas, assim como as mulheres que possuem o cabelo crespo, precisam se atentar ao ressecamento dos cachos. "Nos fios encaracolados e crespos, devido a sua estrutura, a oleosidade da raiz demora mais a chegar nas pontas, colaborando para o ressecamento. A dica é lavar os fios em dias alternados, evite a lavagem diária", orienta a especialista, reforçando as dicas listadas nesse guia completo sobre a lavagem de cabelo correta. Daniela acrescenta: "Outra dica é a importância da umectação capilar nesta fase, portanto, eleja uma boa máscara reconstrutora. A temperatura da água também influencia bastante, então aposte na temperatura morna."
Quanto mais liso for o cabelo, mais facilidade de propagar a oleosidade do couro cabeludo para as outras partes dos fios. Para mantê-lo maravilhoso na estação mais fria do ano, é essencial prestar atenção na temperatura da água. "Quando muito quente, a água prejudica qualquer tipo de fio, seja liso ou enrolado, causando ressecamento, pois retira o óleo natural do couro cabeludo que busca proteger os fios. Por outro lado, também pode acelerar o processo de oleosidade, pois abre os poros", explica a profissional do Jacques Janine Fashion Mall. "Nos fios lisos e ondulados, o principal cuidado é evitar água muito quente e uso de secador e chapinha."
Os cabelos pintados também merecem uma atenção especial durante a estação. O especialista do Werner Coiffeur deixa dicas para tratamentos caseiros e no cabeleireiro. "Os cuidados são, principalmente, usar os produtos certos como máscaras reconstrutoras em casa. No salão, tratamentos como cauterizações ajudarão a manter os fios saudáveis", sugere o profissional. "Evite o uso diário do secador e lavar os fios diariamente, pois irão colaborar para ressecar ainda mais com certeza", alerta.
(Por Fernanda Casagrande)
Matéria publicada em 26 de junho 2018