Sujeira, gordura, resíduos, poluição, oleosidade... Os fios de cabelo estão expostos o tempo todo e podem ficar prejudicados ao serem atingidos por tantas impurezas. Para reparar os danos e ajudá-los na recuperação, a novidade do mercado capilar é a esfoliação de couro cabeludo, que também pode ser feita com produtos naturais. Se você se considera sem jeito para aplicar os tratamentos, não se preocupe, porque o processo é bem simples e não tem mistério. Em entrevista para o Purepeople, a cabeleireira Lili Garcia ensina como fazer e esclarece como ela funciona: "O procedimento é uma limpeza profunda para remover as células mortas."
Assim como a franja, a esfoliação capilar pode ser feita por qualquer pessoa, mas a especialista avisa: "Apesar de poder ser feita em todos os tipos de cabelo, é preciso fazer previamente o diagnóstico e com cautela." Além disso, o método é feito com pré-shampoos esfoliantes e combate um dos maiores inimigos dos fios. "Controla o excesso de oleosidade do couro cabeludo e retirar produtos acumulados desobstruindo os folículos, que é por onde nascem e crescem os fios", explica Lili ao instruir como o processo deve ser feito: "Aplique o esfoliante com as pontas dos dedos e não, com as unhas. Sempre massageando delicadamente por quatro a cinco minutos. Depois de feito isso, enxague e lave os fios, já que ela deve ser feita antes do shampoo e apenas no couro cabeludo. Para remover bem o produto, é aconselhado passar shampoo duas vezes." Para conseguir um efeito positivo, o tratamento deve ser feito com uma certa frequência como a cabeleireira sugere: "Uma vez por semana ou a cada 15 dias."
A esfoliação não é uma novidade na rotina de beleza, ela pode ser feita na pele e com ingredientes mais naturais como o café. Para o cabelo, Lili cita o item usado por Gigi Hadid e outros: "Óleo de coco, babosa e argila verde." Além de retirar os resíduos, o cuidado com o couro cabeludo pode trazer outros benefícios. "Estimula o crescimento do cabelo e prepara o couro cabeludo para receber melhor os tratamentos, mas também pode ressecar os fios e o couro cabeludo, causando ferimentos se não for usado com moderação", relata a especialista ao alertar: "Não fazer a esfoliação na véspera de qualquer procedimento químico, mas é bom que faça um outro tratamento depois."
(Por Fernanda Casagrande)