Familiares, amigos e fãs se reuniram, na manhã desta terça-feira (18) no Theatro Municipal do Rio de Janeiro para prestar as últimas homenagens ao músico João Donato, ícone da bossa nova que faleceu aos 88 anos. O corpo do artista chegou ao velório por volta das 11h.
Filho caçula de João Donato, Donatinho chegou ao velório acompanhado da companheira, a repórter da Record TV Letícia Imperador. Segundo um fotógrafo presente no local, o artista precisou consolar a esposa na despedida ao sogro.
Letícia fez uma homenagem emocionante a João na web após falecimento. "Meu amigo, meu bom velhinho, o tema do meu TCC, o major, o Donatão, o menino prodígio, o meu sogro, o pai do Jhonny, o terror da Urca, o jovem, o pianista, o rei, um dos caras mais geniais e sensíveis do mundo - que contava as melhores histórias e tocava piano como ninguém", disse ela.
O velório de João também foi marcado por homenagens do meio artístico. Entre as personalidades que enviaram coroas de flores para o músico, está Zeca Pagodinho. A cantora Tulipa Ruiz marcou presença na despedida ao colega e foi às lágrimas.
O público poderá comparecer ao Theatro Municial para se despedir de João até 15h. Depois isso, o corpo do músico será cremado no Memorial do Carmo, no bairro do Caju, no Rio de Janeiro, em uma cerimônia restrita à família e aos amigos mais próximos. As fotos da despedida ao artista estão disponíveis na galeria acima.
João morreu na madrugada desta segunda-feira (17) no Rio de Janeiro em decorrência de uma pneumonia. O músico tinha problemas no coração e no pulmão e há semanas lutava contra uma sepse, que o fez ser intubado. O artista passou os últimos dias internado na Casa de Saúde São José, localizada na Zona Sul da capital carioca.
Considerado um dos grandes pioneiros da bossa nova, João tinha mais de 70 anos de carreira e acumula trabalhos com Tom Jobim, Dorival Caymmi e Astrud Gilberto, falecida no mês passado. Ele também foi o autor de clássicos como "A Paz", eternizada por Gilberto Gil, e "A Rã", famosa na voz de Caetano Veloso.