Diversos famosos estão aderindo à quarentena voluntária para prevenção do coronavírus - doença com a qual a cantora Preta Gil e a apresentadora Fernanda Paes Leme já foram diagnosticadas. Nas redes sociais, Marina Ruy Barbosa explicou que cancelou seus compromissos para evitar a possibilidade de contágio. "Estou falando com vocês direto de casa. Tinha um monte de coisa para fazer hoje, mas decidi ficar em casa", afirmou a ruiva, atualmente morando nos Estados Unidos com o marido, Xande Negrão . Bruna Marquezine está nessa corrente de conscientização da população e fez um textão questionando a atitude das pessoas que não levaram a sériosobre os cuidados necessários e urgentes para evitar a propagação do vírus.
A atriz de 24 anos explicou que decidiu ficar mais isolada - decisão tomada também pelo casal Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso - para evitar a possível propagação da doença. "Não é sobre pegar o coronavírus. É sobre não passar o coronavírus. É sobre ter respeito a quem é mais vulnerável e não sobrecarregar o sistema de saúde como um todo (...) Quem tem condições, quem pode e tem o privilegio de escolher, fica em casa. Só sai se for realmente muito necessário", falou. Confira o vídeo completo a seguir:
Neymar está com os treinos do Paris Saint-Germain cancelados por conta da pandemia. E, nas redes sociais, o pai de Davi Lucca fez um post com o alerta. "Não é o vírus que circula. São as pessoas", escreveu. Na legenda, o jogador de futebol acrescentou: "Sigam as recomendações". A atriz Alice Wegmann foi outra que estimulou seus seguidores a evitarem as ruas. "Fica em casa e lê um livro. Tem alguns indicados nos destaques, pra passarmos pela quarentena com muita imaginação", postou.
Comandante do "Big Brother Brasil 20", Tiago Leifert comparou o atual cenário com o reality show. "Faça como o BBB: confinamento", dizia a imagem compartilhada por ele. Na legenda, ele adicionou: "Espero que essa postagem envelheça mal e pareça exagerada e neurótica quando a gente for ler de novo, daqui um mês. Até lá, o momento é de exagerar. De errar para o lado do excesso de cuidado. Não saiam de casa. Cancelem compromissos. Sejam paranóicos com higiene. Tá com sintoma? Não chegue perto de ninguém. Não é hora de política ou de piada: a responsabilidade é nossa de salvar vidas".
Um vídeo postado por Juliana Paes tem encantado o público em meio ao momento de conscientização sobre a importância da quarentena. De forma a chamar atenção e alertar as pessoas para que se mantenham em casa, a atriz gravou um vídeo com o marido, Carlos Eduardo Baptista, e os dois filhos, Pedro e Antonio, exibindo cartazes com a mensagem: "Por favor, fiquem em casa. Para que todos possam sair em breve. Quanto mais rápido agirmos, antes acabará. Mantendo distância, salvamos vidas".
Muitos famosos seguem usando as redes sociais para pedir à população que leve a sério a quarentena voluntária e para entenderem a gravidade da situação no país e no mundo. Alice Wegmann sugeriu a leitura de um livro durante esse período e postou uma foto com a obra "Ensaio sobre a Cegueira", de José Saramago: "#ficaemcasa e lê um livro. Tem alguns indicados nos destaques, pra passarmos pela quarentena com muita imaginação. Qual livro você me indicaria?". A atriz Monica Iozzi escreveu: "Fique em casa o máximo que puder. Se você tiver funcionários, dê licença a todo mundo. Todxs temos o direito de nos proteger. Não é brincadeira, gente! Precisamos cuidar uns dos outros". A atriz Bruna Marquezine postou um texto explicativo para ajudar na conscientização dos seguidores: "Arrasta pro lado pra ler um textinho que fiz pra vocês, pra gente. Mas lê mesmo, viu?! Tudinho. Por favor."