A Copa do Mundo Feminina de Futebol começa dia 7 de junho e nossa Seleção já está na Europa se preparando para trazer a taça para casa. Já te demos 10 motivos para você não perder a competição, mas é bom já ir aquecendo a garganta para torcer pelas nossas meninas! Elas desembarcaram na manhã desta quarta-feita (22) em Portugal e ficarão lá até o dia 5, quando partirão rumo à França. E o nosso timão já está montado. Na quinta-feira (16), o técnico Vadão divulgou a lista com as 23 jogadoras que mostrarão todo o seu talento nos campos da França. Essa competição será um marco na história do futebol feminino brasileiro: é a primeira vez os jogos do Brasil serão transmitidos em TV aberta.
Um ponto a ser destacado na competição é a carreira das nossas atletas. É de dar muito orgulho. Nós já separamos um time de atletas que você precisa seguir no Instagram, mas além do desafio de quebrar o preconceito existente em mulheres jogando futebol, elas se superam a cada dia. A nossa meia-campista Formiga, por exemplo, tem 41 anos e quebrou o recorde, entre homens e mulheres, de atleta que mais participou de Copas. Ela vai disputar sua sétima competição mundial. O médico da seleção, Dr. Nemi Sabeh Júnior, disse que a condição física dela é a de um atleta de 22 anos. Além dela, teremos a oportunidade de admirar a arte de Marta, eleita 6 vezes a melhor do mundo, e de Cristiane, a atleta que mais marcou gol nas Olimpíadas. E essa pode ser a última Copa desse trio de peso, como as próprias craques já sinalizaram.
Além de ser a primeira vez que teremos a chance de assistir aos jogos em TV aberta, é a nossa chance de conquistar o título de campeãs mundiais pela primeira vez. Apesar de virem de uma sucessão de derrotas - são nove jogos sem ganhar -, o ânimo das jogadoras não foi abalado. Segundo o site "Globo Esporte", Formiga acha que é possível levar o título: "Acredito que agora vai ser diferente. Dificuldade já temos há muitos anos e agora a gente tem que virar a chave. Acredito que a gente vai bem nesse Mundial apesar da desconfiança." O Brasil estreia no dia 09 de junho em jogo contra a Jamaica pelo grupo C, que conta ainda com Itália e Austrália.
Em 2007, a seleção brasileira chegou perto de tocar na taça do mundo. No entanto, ficou para a seleção alemã essa chance. Nós chegamos até a final, mas ficamos em segundo lugar e isso assombra a melhor jogadora do mundo até hoje. Marta falou sobre o assunto em uma entrevista ao "Olympic Channel". "É difícil lembrar, mas é uma coisa que vai ficar para o resto da minha vida. Eu procuro, até hoje, entender o que realmente faltou para que a gente pudesse conquistar esse título em 2007." Mesmo com as derrotas, Marta também tem foco total e acredita na vitória brasileira. "Deus está me dando mais uma vez a oportunidade de jogar uma Copa do Mundo, de lutar por esse sonho, que não é só da Marta atleta, mas da Marta torcedora, da Marta que quer ver o futebol feminino no país dela cada vez melhor."
(Por Pyetra Santos)