A Copa do Mundo 2014 está chegando ao fim neste domingo (13). Às 17h, Argentina e Alemanha disputam o título no Maracanã, no Rio de Janeiro, encerrando mais um edição da competição da Fifa. Foi um mês de muitas alegrias, emoções e, claro, futebol em terras brasileiras.
Para nós brasileiros, uma lembrança forte da Copa de 2014 será a lesão sofrida por Neymar no jogo contra a Colômbia, pelas quartas de final da competição. Após receber um joelhada pelas costas de Camilo Zúñiga, o principal jogador da Seleção Brasileira quebrou a terceira vértebra da lombar e precisou dar adeus muito cedo ao Mundial.
Como o juiz da partida não advertiu o colombiano com cartão amarelo ou vermelho, a CBF entrou com um recurso para que ele recebe uma punição formal. Porém, nem Zúñiga nem o árbitro do jogo sofreram qualquer penalidade.
A Copa do Mundo foi bem marcante para os brasileiros. Não só porque fomos os anfitriões, mas também por termos sido vítimas da maior goleada de uma seleção em um Mundial. Na semifinal, a Alemanha marcou cinco gols apenas no primeiro tempo e mais dois no segundo, fazendo 7 x 1 e deixando o povo brasileiro boquiaberto. Ao deixar o gramado após a partida, David Luiz, aos prantos, pediu desculpas aos torcedores no estádio.
O jogo contra a Alemanha ainda foi palco de um recorde. Miroslav Klose, de 36 anos, marcou seu 16° gol em sua quarta participação em Copas do Mundo. Ele é o único jogador que estava em campo quando o Brasil ganhou da seleção alemã, em 2002. Com a marca, ele ultrapassou Ronaldo e se consagrou o maior artilheiro da competição.
Este Mundial também foi marcado por situações inesperadas. No jogo contra a Itália, o uruguaio Luís Suárez mordeu o ombro do italiano Uvanovic e recebeu suspensão de nove jogos da seleção, se despedindo prematuramente da Copa do Mundo. A punição ainda conta com quatro meses sem jogar por seu clube, o Liverpool, e pagará multa de mais de R$ 240 mil.
Veja em nossa galeria esses e outros momentos marcantes desta Copa do Mundo, que termina neste domingo e vai deixar saudades!