No meio da madrugada, Tiago Barbosa, de 31 anos, despertou e resolveu passar o texto de seu personagem, o príncipe Topher da peça "Cinderella". Nesta sexta-feira (22), ele passa a revezar o papel com o ator Bruno Narchi. Assim, Tiago se torna o primeiro artista negro a viver o príncipe desde que o espetáculo estreou na Broadway, em 2013. Mas, não pense que este carioca está com medo. Assim como o autor Walcyr Carrasco, Tiago conta que não teme desafios.
"Estou muito feliz e ansioso. Existe uma compromisso social no teatro musical brasileiro, pois são poucos os atores negros que conseguem papel de destaque neste ramo. Com essa oportunidade, podemos mostrar para as crianças negras que elas podem ser o que elas quiserem", avalia Tiago. "Cinderella" estará em cartaz no Rio no dia 25 de junho, no Teatro Bradesco, na Barra da Tijuca.
Tiago não tem medo de manifestações racistas
E é com a mesma tranquilidade que o ator fala sobre possíveis manifestações de racismo na internet por parte dos descontentes pelo fato dele ser o protagonista da peça. Ações que já aconteceram com as atriz Sheron Menezes e também com Cris Vianna. "Uma vez, uma mulher veio me perguntar se eu era o menino da favela que ganhou uma oportunidade para fazer teatro. Eu disse que não. Que eu tinha feito o teste e que disputei a vaga com 5 mil atores. Deixei claro que eu não ganhei nada, mas que fui em busca das minhas realizações".
Nascido e criado em São João de Miriti, na Baixada Fluminense, Tiago também já atuou no espetáculo "O Rei Leão", quando viveu o protagonista Simba e em "Mudança de Hábito". Além desses trabalhos, o ator também tem outro lado: ele gosta de cantar. Em 2012 ele participou do programa "Ídolos", atração apresentada por Rodrigo Faro, que atualmente ganha um salário de R$ 2 milhões. "No "Ídolos", eu tive o meu primeiro contato com o mundo. Fiquei confinado durante três meses e só saí quando me avisaram que eu tinha passado no teste para atuar em "O Rei Leão".
Ator prepara show de jazz
E quando não está nos palcos atuando, Tiago, amigo do ator Lázaro Ramos com quem conversa bastante sobre teatro, está por ali cantando. Em breve, ele vai estrear o show "Living Room Concert". "Vai ser uma apresentação fechada para 70 pessoas onde teremos jazz e R&B. Etta James, Stevie Wonder e Amy Winehouse estarão no nosso repertório".
(Por Carmen Lúcia)